Cuidados de alimentação na terceira idade garantem mais qualidade de vida

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

alimentação_terceira_idade

por Sanavita

Com o passar dos anos, podemos perceber que a população idosa está crescendo cada vez mais e com isso também aumenta a preocupação com a saúde e a alimentação.

O estado nutricional do idoso está entre as áreas que mais merecem atenção e podem condicionar a qualidade de vida e a longevidade. Muitas vezes o idoso perde o apetite, apresenta dificuldade de mastigação, incapacidade de sentir os sabores e o processo digestivo fica mais lento, o que torna o trânsito intestinal mais vagaroso e as fezes mais ressecadas. Somando-se tudo isso, além da menor ingestão de alimentos, a absorção de nutrientes como vitaminas e minerais fica completamente comprometida.

Segundo artigo publicado na revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, a desnutrição é a condição mais observada na população idosa e está associada ao aumento da mortalidade, de infecções e na piora da qualidade de vida.

Nesse contexto, está cada vez mais claro que é preciso compreender as mudanças que ocorrem no envelhecimento e os fatores que afetam o consumo alimentar para auxiliar a alimentação. Portanto, cuidar da alimentação na terceira idade é fundamental para ter boa saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Como cuidar da alimentação na terceira idade

Uma dieta equilibrada precisa conter todos os grupos alimentares, como carboidrato, proteína, frutas, hortaliças e gorduras boas. Deve-se seguir todas as refeições do dia, principalmente o café da manhã, e diminuir a quantidade de açúcar, gordura saturada e sal.

Mesmo com uma alimentação equilibrada o organismo do idoso apresenta dificuldade para absorver certas vitaminas e sais minerais importantes, que quando deficientes podem causar doenças como osteoporose, depressão, catarata, problemas de memória e anemia. Sendo assim, por meio de exames de sangue, o médico ou nutricionista poderá avaliar se há necessidade de prescrever suplementos. Conheça os principais suplementos que auxiliam o organismo:

  • Vitamina C: fortalece o sistema imunológico e é antioxidante
  • Vitaminas do complexo B: melhoram a atividade mental, formam anticorpos e auxiliam na absorção de alimentos
  • Cálcio: atua no fortalecimento ósseo
  • Ferro: auxilia o sangue e leva oxigênio para o corpo
  • Iodo: ajuda no funcionamento da tireoide
  • Vitamina D: auxilia a absorção do cálcio e fortalece os ossos e dentes
Summary
Article Name
Cuidados de alimentação na terceira idade garantem mais qualidade de vida
Author
Description
Veja dicas de alimentação na terceira idade e saiba como envelhecer com mais saúde e bem-estar.
NATUELIFE
x