Alimentos com baixo índice glicêmico

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     1 Comentário

Alimentos com baixo índice glicêmico

O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o carboidrato de um alimento é absorvido pelo nosso organismo. O índice glicêmico dos alimentos interfere nos níveis de glicose em nosso sangue e quando esses níveis ficam acima do normal podem causar diversas complicações à saúde, como o diabetes.

Os alimentos com baixo índice glicêmico são aqueles que levam mais tempo para serem digeridos e não elevam muito os níveis de açúcar no sangue, além de promover melhor controle da liberação de insulina. São geralmente os alimentos integrais, que são fontes de fibras, e os menos calóricos, como as folhas cruas, as oleaginosas, a aveia e a chia.

Benefícios dos alimentos com baixo índice glicêmico

Diversos benefícios são atribuídos aos alimentos de baixo índice glicêmico, já que eles auxiliam em funções como:

  • Bom funcionamento do intestino, pois são ricos em fibras
  • Podem ajudar na perda de peso
  • Favorecem o controle do diabetes
  • Prolongam a sensação de saciedade
  • Favorecem o controle da glicemia e da insulina

Alimentos com baixo índice glicêmico e saciedade

Os alimentos com baixo índice glicêmico são ótimos aliados para quem quer emagrecer, pois garantem sensação de saciedade prolongada, devido à digestão mais lenta. Dessa forma, contribui para o controle da compulsão na próxima refeição.

Índice glicêmico e diabetes

O baixo índice glicêmico dos alimentos pode ser um bom aliado na alimentação de pessoas com diabetes, pois esses alimentos auxiliam na liberação da glicose de forma gradual para a corrente sanguínea. Os portadores de diabetes possuem uma produção limitada ou até ausente de insulina e esses alimentos não causam picos rápidos de glicose, que pode prejudicar o controle da doença.

Alimentos de baixo índice glicêmico emagrecem?

Os alimentos de baixo índice glicêmico podem auxiliar no emagrecimento, são alimentos menos calóricos e possuem grande teor de fibras, que aumentam a saciedade e estimulam a queima de gordura, pois quando os níveis de açúcar se elevam rapidamente, há maior tendência do organismo em armazenar gordura. Os carboidratos refinados, de alto índice glicêmico, podem desencadear a compulsão alimentar, favorecendo o ganho de peso.

Alimentos de baixo índice glicêmico: quais são?

Os alimentos são divididos em três categorias de índice glicêmico. São elas: baixo índice glicêmico (menor ou igual a 55), médio índice glicêmico (entre 56 e 59) e alto índice glicêmico (maior ou igual a 70).

Confira o índice glicêmico de alguns alimentos listados abaixo:

BAIXO ÍNDICE (ATÉ 55):

  • Cenoura crua (16)
  • Soja (18)
  • Brócolis (20)
  • Espinafre (20)
  • Abobrinha (20)
  • Couve-flor (20)
  • Tomate (20)
  • Alface (20)
  • Repolho (20)
  • Iogurte light (20)
  • Cereja (32)
  • Grão de cevada (36)
  • Leite integral (39)
  • Damasco seco (44)
  • Nozes (47)
  • Arroz integral (50)
  • Maçã (52)
  • Pera (54
  • Ameixa (55)

ÍNDICE MODERADO (56 e 69):

  • Suco de maçã (58)
  • Pêssego (60)
  • Laranja (63)
  • Macarrão (64)
  • Uvas-passas (64)
  • Abacaxi (66)
  • Uvas (66)
  • Suco de abacaxi (66)
  • Bolo de banana (67)
  • Pêssego enlatado (67)
  • Ervilhas verdes (68)
  • Arroz parboilizado (68)
  • Pão de centeio light (68)
  • Biscoito de água (69)
  • Feijões cozidos (69)

ALTO ÍNDICE (70 OU MAIS):

  • Melancia (72)
  • Pão branco 1 fatia (73)
  • Suco de laranja (74)
  • Abobora (75)
  • Kiwi (75)
  • Bebidas isotônicas (78)
  • Manga (80)
  • Banana (83)
  • Mingau de aveia (87)
  • Beterraba (88)
  • Barra de cereais (94)
  • Milho (98)
  • Farinha de trigo (99)
  • Gel de carboidratos (100)
  • Mel (104)
  • Batata frita (107)
  • Tapioca (115)
  • Batata cozida (121)

Dê sempre preferência a alimentos de baixo índice glicêmico, pois são ótimas opções para quem busca uma alimentação saudável.

 

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Os alimentos de baixo índice glicêmico podem ajudar no controle da glicemia, favorecendo a manutenção do peso. Veja aqui quais são.

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