Alimentos diet e light: qual a diferença entre eles?

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

alimentos light diet

Com o aumento da obesidade e doenças crônicas, como diabetes, a oferta e a procura por produtos especiais, como os alimentos diet e os alimentos light, crescem a cada dia. Eles são recomendados para uma parcela da população com restrições ao consumo de determinados nutrientes. Veja o que são, o que muda nesses produtos em comparação aos convencionais e quais as suas indicações.

O que são alimentos diet e light?

Os produtos diet possuem restrição de algum ingrediente, como açúcar, gordura e sal, por isso, também são conhecidos como produtos “isentos de”, “zero”, “livre de” e “não contém”.

Já os alimentos light são aqueles que apresentam uma redução de, pelo menos, 25% de calorias, ou determinado nutriente, como sal, açúcar ou gorduras, quando comparado ao alimento ou produto convencional.

Qual a diferença entre light e diet?

A diferença entre diet e light é a finalidade para qual determinado produto é elaborado. Os produtos light apresentam quantidade reduzida em até 25% de certos nutrientes, quando comparado ao alimento convencional, podendo ter redução no teor de calórico, por isso, são mais indicados para perda de peso.

Nos alimentos light, a quantidade de um nutriente não é eliminada, apenas reduzida, não sendo destinado a atender necessidades dietoterápicas, como nos produtos diet.

Alimentos light e diet são saudáveis?

Diet e light nem sempre são sinônimos de produtos saudáveis, pois quando um ingrediente é retirado, pode haver mudanças na textura, cor e sabor, sendo necessário aumentar a quantidade de outro ingrediente para compensar, como gorduras e sódio, que quando consumidos em grande quantidade podem causar doenças crônicas, como hipertensão e doença cardiovascular. Por isso, fique atento à lista de ingredientes, tabela nutricional e a presença desses ingredientes.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Quem pode consumir alimentos diet e light

Os alimentos light podem ser consumidos por todos, com moderação. No entanto, aqueles que possuem qualquer restrição alimentar devem dar uma atenção especial às quantidades de alguns nutrientes. Os hipertensos, por exemplo, devem ficar atentos à quantidade de sódio e gorduras.

Grávidas e crianças também devem ter atenção quanto ao consumo desses alimentos, já que muitos possuem adoçantes e conservantes que devem ser evitados nessa fase.

Já os produtos diet são destinados para um público específico que, por alguma razão, precisa restringir ou eliminar certos grupos alimentares da dieta, como os diabéticos, celíacos ou fenilcetonúricos. Mas, o seu consumo também pode ser feito por qualquer pessoa que deseja evitar algum ingrediente específico.

Alimentos diet e light emagrecem?

É comum substituir os produtos convencionais pelos produtos diet com objetivo de emagrecer, mas é preciso ter cuidado porque se consumidos em excesso podem engordar devido a maior quantidade de gorduras na sua composição.

Os produtos light são os mais indicados para dietas de emagrecimento ou redução de peso por terem uma redução de calorias, mas não devem ser consumidos em excesso. O segredo é aliar os produtos light ou receitas light, com uma dieta mais balanceada e saudável, além de exercícios físicos.

VEJA TAMBÉM
+RECEITAS LIGHT

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Alimentos diet e light: qual a diferença entre eles?
Author
Description
Saiba tudo sobre os alimentos diet e light, a diferença entre eles e como incluí-los na alimentação para perder peso e ter mais saúde.

Categorias -

Menu Blog
x