Alimentos Industrializados: como fazer boas escolhas

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Alimentos industrializados

Os alimentos industrializados são produzidos por indústrias de grande porte, envolvendo várias etapas, técnicas e adição de ingredientes durante a fabricação desses alimentos, como açúcares, sal, óleos, gorduras e ingredientes de uso exclusivo das grandes indústrias, como conservantes, corantes, emulsificantes, entre outros aditivos químicos, que têm como funções: realçar a cor, sabor, aroma e textura ou estender o prazo de validade.

Tipos de alimentos industrializados

A alimentação é constituída de vários tipos de alimentos, seja ele in natura, minimamente processados, processados ou ainda ultraprocessados. O Guia Alimentar para a População Brasileira, de 2014, preconiza que a alimentação seja composta por mais alimentos in natura e minimamente processados, por serem mais saudáveis do que os outros tipos de alimentos.

Alimentos in natura e minimamente processados

O alimento in natura como o nome já diz, é o alimento na sua forma natural, ou seja, sem passar por nenhum processamento depois que colhidos ou retirados da natureza. Exemplos desses alimentos são as folhas, frutas, leite e ovos.

Quando os alimentos in natura passam por processos mínimos, como descascar, cortar, lavar, moer ou receber adição de açúcar e sal, são chamados de alimentos minimamente processados. Pode-se destacar os seguintes alimentos:

  • Leite pasteurizado
  • Carnes porcionadas, moídas, congeladas ou resfriadas
  • Grãos secos embalados, como arroz e feijão
  • Raízes e hortaliças lavados e embalados
  • Óleo, açúcar, sal e gorduras

Alimentos Processados

Alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal, açúcar e ou outras substâncias de uso culinário à alimentos in natura ou minimante processados, tendo como objetivo aumentar a durabilidade e que se torne mais agradável ao paladar. Exemplos de alimentos processados:

  • Frutas em calda
  • Frutas cristalizadas na qual é adicionado o açúcar
  • Cenoura, picles e milho preparados em salmoura (solução à base de água e sal)
  • Queijos, pães e massas

Alimentos Ultraprocessados

Alimentos que não são encontramos na natureza, ou seja, são fabricados por industrias de grande porte do ramo alimentício. Para que ocorra a fabricação desses alimentos, é utilizado várias técnicas, etapas e ingredientes no qual a maioria são desenvolvidos em laboratórios. Alguns alimentos comercializados:

  • Biscoitos recheados
  • Salgadinhos
  • Refrigerantes

Os alimentos ultraprocessados oferecem mais praticidade ao cotidiano das pessoas, e já é possível optar por versões mais saudáveis, que não possuem grande quantidade de aditivos químicos e com baixos teores de gorduras, sal e açúcares. Para isso, é preciso estar atento ao rótulo, verificando os ingredientes presentes naquele produto, além de conferir a tabela nutricional.

Summary
Article Name
Alimentos Industrializados: como fazer boas escolhas
Author
Description
Os alimentos industrializados podem ser benefícios ou prejudiciais para saúde. Conheça os tipos de alimentos industrializados e como fazer boas escolhas.
Menu Blog
x