Alimentos para a gastrite: o que pode e não pode consumir

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Alimentos para a gastrite

A gastrite é um distúrbio que afeta cada vez mais as pessoas, prejudicando a qualidade de vida. É causada por diversos fatores, mas, com algumas mudanças, especialmente na alimentação, a gastrite pode ser controlada.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

O que é gastrite

A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago causada por diversos fatores: uso prolongado de anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico, estresse, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, má alimentação ou pela bactéria helicobacter pylori. Esses fatores contribuem para o aumento da acidez estomacal, o que gera feridas na superfície da mucosa.
A gastrite aguda acontece pelo aumento da produção de ácido clorídrico no estômago, que pode ser causado pelo estresse.  Já a infecção por helicobacter pylori pode resultar na gastrite crônica, quando a bactéria coloniza a mucosa gástrica e causa a infecção crônica. O abuso do álcool e medicamentos anti-inflamatórios também são causa da gastrite crônica.

Sintomas da gastrite

Os principais sintomas de gastrite são:

  • Dor abdominal
  • Eructação (arroto)
  • Azia ou queimação
  • Vômitos e náuseas
  • Perda de apetite

Alimentos para a gastrite

Os alimentos têm grande influência no desenvolvimento da gastrite por afetarem a motilidade gástrica e a produção de substâncias para a digestão. O consumo de alimentos muito quentes, condimentos picantes, como páprica e pimenta, e a ingestão de bebidas alcoólicas ou à base de cola aumentam a secreção ácida.
A digestão inadequada e a má absorção dos alimentos podem causar irritação na mucosa gástrica, favorecendo o surgimento da gastrite. Além disso, a má higienização dos alimentos aumenta a contaminação com helicobacter pylori.
Por outro lado, manter uma dieta para gastrite, ou seja, seguir uma alimentação saudável, rica em verduras e frutas ricas em compostos antioxidantes, pode diminuir a lesão gástrica. Conheça alguns alimentos para gastrite:

  • Banana: fonte de potássio, mineral que ajuda a renovar as células da mucosa do estômago.
  • Couve: fornece inositol, um poderoso anti-inflamatório.
  • Alimentos integrais: não fermentam no estômago como os alimentos refinados, por isso evitam a distensão abdominal.
  • Brássicas: alimentos dessa família, como couve e repolho, têm ação antiulcerogênica por colaborarem para a cicatrização estomacal.

Umas das formas de tratar esse distúrbio de forma natural é o uso de chá para gastrite. Os mais indicados são a espinheira santa e erva-de-bugre, que devem ser preparados com infusão utilizando de uma a duas colheres de sobremesa das folhas em 150ml de água. O consumo recomendado do chá é de 1 xícara de chá até quatro vezes ao dia.
O leite pode ajudar a aliviar os sintomas da gastrite em curto prazo ao reduzir a acidez estomacal. Mas, por ser rico em proteínas, estimula a secreção de ácidos e aumenta a inflamação no estômago, agravando a gastrite.

Gastrite tem cura?

Essa é a principal dúvida entre os pacientes com esse distúrbio: gastrite tem cura? Após o tratamento para erradicar a helicobacter pylori, é preciso atenção aos outros fatores que causam a gastrite para que ela não retorne.
Para que a gastrite tenha cura é essencial manter uma alimentação equilibrada, evitar frituras, alimentos em conserva, embutidos e apimentados, restringir o consumo de fast food, refrigerantes e bebidas alcoólicas, evitar a automedicação e ter acompanhamento médico ao usar anti-inflamatórios, além de controlar o estresse.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Alimentos para a gastrite: o que pode e não pode consumir
Author
Description
Alimentos para a gastrite: saiba o que pode ser consumido para minimizar os sintomas da gastrite e se a gastrite tem cura.
NATUELIFE
x