Alimentos que combatem a ressaca

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

ressaca_capa

Depois de uma noite de curtição e exageros, no dia seguinte muitas vezes surge um famoso incomodo: a ressaca. Dor de cabeça, enjoo, falta de energia e sensação de boca seca são alguns dos sintomas desse mal-estar, provocados pelos prejuízos que o excesso de álcool causa ao organismo.
A melhor forma de evitar essa situação é beber de forma moderada, mas quando o estrago já foi feito algumas dicas podem ajudar a aliviar a ressaca.

Como curar a ressaca

Mantenha-se hidratado: o álcool é um potente diurético e provoca a desidratação severa que causa os sintomas da ressaca. Por isso, tente driblar a sensação de “guarda-chuva” na boca e beba bastante água. A água de coco também é uma grande aliada para repor os líquidos perdidos pelo organismo e combater a ressaca.

Alimentos para curar a ressaca

Consuma ovo: a gema é fonte de colina, uma vitamina importante para o processo de eliminação de toxinas, além de ajudar nos processos cognitivos. Já a clara fornece albumina, uma proteína que ajuda a combater aquela cara inchada do dia seguinte. Esse edema pode ser por conta da falta de albumina, que é utilizada para transportar o álcool pelo organismo.

Aposte no suco verde com couve e limão: além de ajudar na hidratação, essa bebida tem o poder de eliminar toxinas e ainda fornece vitaminas e minerais, especialmente o magnésio, que ajudam a recuperar o estrago causado pela noite anterior.

Coma alcachofra: tônico para o fígado, esse alimento ajuda a reparar o órgão e estimula a produção de bile.

Mastigue gengibre: além de ter ação anti-inflamatória, o gengibre combate náuseas e enjoos, típicos da bebedeira. Vale adicionar pedacinhos na água, mastigar uma fatia ou incluir em sucos e outras receitas.

Tome chá verde: ajuda na eliminação de toxinas [no caso, o álcool] do organismo, além de ser um potente antioxidante, que combate os radicais livres acumulados. Por conter cafeína, também ajuda a ficar acordado quando não é possível simplesmente dormir o dia inteiro para curar a ressaca. Outros chás como salsaparrilha e dente-de-leão também são potentes desintoxicantes e tônicos para o fígado.

Escolha um tipo de feijão: é rico em metionina, um aminoácido também encontrado naqueles shots medicamentosos para o fígado. A metionina previne o acúmulo de gordura e protege o fígado contra os danos oxidativos provocados pelo álcool. Além disso, é rico em fibras, que ajudam a fazer uma faxina no organismo. A lentilha, feijão branco, feijão fradinho e grão-de-bico são mais leves.

Summary
Article Name
Alimentos que combatem a ressaca
Author
Description
Alimentos para curar a ressaca: veja dicas para aliviar o mal-estar depois de uma noite de curtição e exageros.
NATUELIFE
x