Alimentos ricos em lipídios

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Oleaginosas_alimentos_lipídios

As gorduras são vistas como vilãs das dietas, no entanto, são importantes para diversas funções do organismo e devem fazer parte do cardápio de quem busca uma vida mais equilibrada e saudável. Para isso, é importante consumir alimentos fontes de lipídios, ou seja, ricos em gorduras saudáveis. Saiba mais:

O que são lipídios?

Os lipídios, ou gorduras, são moléculas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio insolúveis em água. Existem dois tipos de lipídio: saturados e insaturados. Os principais alimentos fonte de lipídios são:

Uma dieta equilibrada deve conter entre 25% e 30% de lipídio, priorizando as gorduras insaturadas, as chamadas “gorduras do bem”, e possuindo no máximo 10% de gordura saturada (gordura animal).

Funções dos lipídios

Os lipídios desempenham papeis importantíssimos no nosso organismo, como fornecer energia, já que cada grama de lipídio garante 9kcal, enquanto uma grama de proteína ou carboidrato fornece só 4kcal. No entanto, os lipídios não são a fonte energética preferida das nossas células, e sim os carboidratos.

Dentre suas funções, protegem os órgãos contra choques, mantêm a temperatura corporal e propiciam saciedade. Também são fundamentais para a absorção das vitaminas A, D, E e K, que são vitaminas lipossolúveis. Como sua digestão e absorção são mais lentas, o consumo de lipídios e carboidratos, juntos, ajuda a reduzir o índice glicêmico da refeição.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Lipídios: a importância das gorduras na dieta
Author
Description
Os lipídios, mais conhecidos como gorduras, tem funções importantes e devem fazer parte de uma dieta saudável. Saiba tudo sobre quanto e quais tipos de alimentos ricos em lipídios consumir!
NATUELIFE
x