Alongamento antes e depois da musculação garante benefícios ao corpo

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

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Artigo de especialista – Cláudio Bolanho*

Como em todas as modalidades esportivas, o alongamento é fundamental para desenvolver o máximo do potencial e evitar lesões.
Com o alongamento, esticamos as fibras musculares e exigimos um controle do fuso muscular, um receptor sensorial proprioceptivo em forma de fuso, composto por feixes de fibras musculares modificadas contidas dentro de uma cápsula fibrosa.

Alongamento antes da musculação evita lesões

Em relação à musculação, a principal função do alongamento é permitir que o corpo tenha a elasticidade necessária durante os exercícios, permitindo que os músculos, tendões e articulações suportem a carga a que estão sendo submetidos.
O alongamento serve como um aviso ao corpo de que ele realizará uma atividade física. Não alongar antes da musculação poderá provocar uma série de prejuízos ao corpo, a começar pela sensação de desconforto, dores localizadas – principalmente nos músculos e articulações –, como também causar lesões.
Não devemos limitar o alongamento apenas no grupo muscular a ser trabalhado no dia, mas sim em um contexto geral e harmonioso, proporcionando maior conforto e amplitude de movimentos.

Alongamento depois da musculação garante relaxamento do corpo

Na questão sobre o alongamento após a musculação, o objetivo é proporcionar relaxamento para a musculatura que foi exigida nos exercícios. Por isso, é sempre bom lembrar que no pós-treino as posições de alongamento jamais devem ser exigidas ao seu extremo, pois a musculatura apresenta um ‘encurtamento’ devido à sobrecarga sofrida durante os exercícios localizados. Além disso, cada pessoa tem seu limite de extensão e essa condição deve ser respeitada sempre.
De maneira geral, o alongamento feito ao final do treino é o estático, aquele em que você se mantém na posição entre 10 e 20 segundos.
Conclusão: o alongamento antes e depois da musculação é essencial para promover um treino de maior qualidade como também prevenir lesões. Bom treino!

*Cláudio Bolanho é formado em Educação Física e Pós-graduado em Treinamento Desportivo. Atualmente é diretor geral da Performance – Consultoria Desportiva, situada em Portugal.

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Alongamento antes e depois da musculação
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