Sabia que amamentar emagrece?

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

amamentar_emagrece

Especial – Semana Mundial do Aleitamento Materno

O aleitamento materno oferece nutrientes essenciais para a saúde do bebê, mas também é uma das melhores maneiras para a mulher recuperar a boa forma. Sim, amamentar emagrece.

Como o processo de amamentação exige grande demanda energética do organismo para a produção de leite, esse processo promove gasto calórico elevado, o que ajuda a emagrecer. “Geralmente, o gasto calórico para produção de leite gira em torno de 500 a 700 calorias por dia”, conta a nutricionista Carolina Favaron.

Além de amamentar, para conseguir emagrecer de forma realmente eficaz e saudável é preciso manter uma alimentação equilibrada desde a gestação, ou seja, nada de seguir a famosa – e equivocada – crença de que é preciso comer por dois. Quanto mais a mulher conseguir manter o ganho de peso dentro da normalidade durante a gravidez, mais fácil será perder os quilinhos indesejados após o parto. “Durante a gestação e amamentação, o foco deve ser na qualidade da alimentação da mãe e na saúde do bebê, por isso, nada de dietas restritivas com foco em perda de peso. Dietas com baixas calorias e nutrientes pode fazer a produção de leite diminuir ou até cessar”, ressalta a nutricionista.

Amamentação x Atividade física

Apesar de ser extremamente gratificante, cuidar de um bebê não é tarefa das mais fáceis. Normalmente, a mãe se desdobra para dar banho, trocar fralda, amamentar e acordar várias vezes durante a noite, mantendo uma rotina exaustiva e com pouco tempo para cuidar de si. Como resultado, muitas vezes se vê diante de um dilema: como conciliar os cuidados com uma criança com atividades que ajudem a recuperar a boa forma e não prejudiquem a produção de leite?

De acordo com a educadora física e personal gestante, Roberta Gabriel, o ideal é a mulher realizar exercícios de baixo impacto, que não causem desconforto nas mamas, e aos poucos aumentar a intensidade. Caminhadas, por exemplo, são uma boa pedida para voltar aos exercícios, inclusive porque é possível levar o bebê no carrinho. “Deve-se evitar modalidades de alto impacto ou com contato direto com outras pessoas, como esportes com bola, corrida e luta. Para não prejudicar a produção de leite, também é preciso estar sempre monitorando a atividade”, conta.

Além de ajudar a conquistar o peso ideal, voltar à prática de exercícios é fundamental para a saúde da mãe e até do bebê, já que previne a depressão pós-parto, dá mais disposição, diminui as dores na coluna e ainda fortalece a musculatura global para os cuidados com a criança. Segundo Roberta, algumas atividades são mais indicadas para o período pós-parto, mas é preciso verificar com o médico qual é a mais indicada para cada mulher. “A musculação moderada ajuda no fortalecimento da musculatura e o pilates na melhora da postura. Natação e hidroginástica também são interessantes, mas não é todo médico que libera”, afirma.

Dicas para emagrecer no pós-parto

  • Converse com seu médico e pratique atividades físicas moderadas ou busque orientação de um personal trainer qualificado.
  • Para evitar o desconforto das mamas pesadas ou vazando, amamente seu bebê antes de praticar a atividade física.
  • Se estiver amamentando, não se esqueça de ingerir um copo d’água a cada 15 minutos de exercícios para repor o líquido perdido pelo suor e não prejudicar a amamentação.
  • Alimente-se a cada três horas: faça três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois ou três lanches saudáveis ao longo do dia.
  • Mantenha-se sempre hidratada: além de água, consuma chás sem açúcar, como erva-doce ou funcho, que estimulam a produção de leite.
  • Priorize a ingestão de alimentos integrais, fontes de gorduras boas (como abacate), frutas, vegetais, leguminosas, carnes magras, ovos, frango e peixe. Sempre que possível, dê preferência aos alimentos orgânicos, que são cultivados sem agrotóxicos.
Summary
Article Name
Amamentar emagrece
Author
Description
A amamentação oferece nutrientes essenciais para a saúde do bebê, mas também é uma das melhores maneiras para a mulher recuperar a boa forma. Clique e veja como amamentar emagrece.
NATUELIFE
x