Vitaminas e minerais melhoram a performance de atletas

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

vitaminas_minerais_capa

Artigo de especialista – Ursula Romano

Não só de macronutrientes vive o atleta e o praticante de atividade física. Vitaminas e minerais são fundamentais por participarem do metabolismo energético e por estarem envolvidos em processos celulares, como resposta imune, função antioxidante, contração muscular, assim como reparação e crescimento desse tecido.

Com o treinamento intenso, a distribuição e excreção desses micronutrientes podem ficar alterados e suas necessidades tendem a ser maiores em virtude do aumento das demandas fisiológicas em resposta ao esforço. Há micronutrientes que são de maior interesse para a prática física, como algumas vitaminas do complexo B e a vitamina C. Quando consumidas em quantidades menores que um terço do recomendado, elas podem levar à redução significativa do volume máximo de oxigênio (VO2 máx) e do limiar anaeróbio.

O ferro é outro micronutriente fundamental que merece destaque, pois sua deficiência acomete bastante indivíduos atletas, sendo os grupos de maior risco: atletas do sexo feminino com grandes perdas durante o ciclo menstrual, atletas que seguem dietas com restrição calórica, corredores de longa distância que podem ter perdas de ferro gastrointestinais elevadas, atletas que treinam de forma intensa em clima quente e tem elevada transpiração e pessoas vegetarianas. No entanto, deve-se estar atento à possibilidade da “anemia do esporte”, que é uma “falsa” anemia decorrente do treino pesado, que gera aumento do volume sanguíneo com consequente hemodiluição, dando a falsa impressão de que há uma redução do ferro.

Por tudo isso, a nutrição adequada com acompanhamento profissional é indispensável, principalmente para indivíduos ativos.

*Ursula Romano é nutricionista esportiva funcional.

Summary
Article Name
Vitaminas e minerais melhoram a performance de atletas
Author
Description
As vitaminas e minerais, também chamadas de micronutrientes, são fundamentais para a performance de atletas e praticantes de atividade física. Clique e descubra por quê!
NATUELIFE
x