Ashwagandha: conheça os benefícios dessa erva medicinal indiana

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Ashwagandha

Ashwawagandha é uma planta originada na Índia, também conhecida como Withania somnifera ou Ginseng indiano. Há muito tempo é usada como medicamento pela Ayurveda, a medicina tradicional indiana, com objetivo de aumentar a vitalidade e longevidade, sendo considerada um “tônico”.

Comprovados por estudos, os benefícios são diversos e sua principal função é antioxidante, além de possuir propriedades anti-inflamatórias, revitalizantes, afrodisíacas, neuroprotetoras, antiestresse, antitumoral, que melhoram o desempenho físico, elevam a qualidade do sono e fortalecem o sistema imunológico.

Ayurveda

A medicina tradicional indiana acredita que os 5 elementos da natureza têm grande influência no ser humano. Estes elementos se expressam a partir dos “doshas” Vatta, Pitta e Kapha, que se mantém em equilíbrio pelo corpo, e quando não estão equilibrados, geram estados de patologia. Como tratamento, existem várias técnicas terapêuticas como massagens, medicamentos, prática de yoga e meditação, dieta e uso de fitoterápicos.

Ação antioxidante

O estresse do dia a dia, e hábitos não saudáveis como a má alimentação, são fatores importantes para acelerar o processo de envelhecimento. A principal propriedade da Ashwagandha é sua ação antioxidante, que contribui com a diminuição dos danos causados pelos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce, além de sua ação antiestresse.

Quando o cérebro é exposto a situações de estresse, por exemplo, pode ocorrer degeneração das células do sistema nervoso, ocasionando problemas cognitivos. O uso da planta indiana pode auxiliar na diminuição da degeneração dessas células, prevenindo o surgimento de possíveis problemas neurológicos.

Além disso, pode melhorar o quadro de indivíduos com depressão, diminuir os níveis de ansiedade, contribuir com a melhora do desempenho cognitivo na aprendizagem, e ainda pode ser usada como coadjuvante no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Auxilia no tratamento do câncer

Ainda por conta da ação antioxidante, foram encontrados efeitos em estudos experimentais realizados em animais, demonstrando o auxílio na melhora do quadro clínico de câncer com o uso de Ashwagandha. Foi observado que ela pode ajudar na contenção da proliferação da doença, evitar a morte das células, diminuir lesões e melhorar a ação dos mecanismos de defesa do corpo.

Estimula a tireoide

Estudos comprovam que a ingestão de Withania somnifera estimula a atividade tireoideana, aumentando os níveis de hormônios e assim, sendo uma possível opção de coadjuvante ao tratamento de distúrbios da função da tireoide. Além disso, atua diminuindo a peroxidação lipídica por sua ação antioxidante, o que diminui os danos dos radicais livres sobre as células.

Melhora do desempenho físico

O consumo de Ashwagandha proporciona maior resistência na realização de exercícios físicos, sendo considerado que possui um efeito adaptógeno. Atua também diminuindo a fadiga ao aumentar a resistência ao estresse produzido pelo esforço físico.

Fortalece o sistema imune

O sistema imunológico pode ser estimulado com o consumo da planta, já que pode promover o aumento do número das principais células imunes, responsáveis pela proteção do organismo, essencial para evitar o aparecimento de doenças.

Estimulante sexual

Outra ação terapêutica é a de ser um estimulante sexual tanto para homens, quanto para mulheres. Pode ser usada como coadjuvante no tratamento de disfunção erétil masculina e no alívio dos sintomas causados pelo climatério e menopausa nas mulheres, como insônia e fadiga.

Como consumir a Ashwagandha?

A Ashwagandha está disponível em versões em cápsulas, em pó para ser adicionada em preparações, e também é possível obter um chá a partir da fervura de sua raiz. É recomendado que o uso seja prescrito por um médico ou nutricionista, já que apresenta efeitos colaterais e contraindicações.

Efeitos colaterais e contraindicação

A ingestão da planta raramente apresenta efeitos colaterais, porém em alguns casos pode incluir diarreia, azia ou vômitos. O consumo não deve ser feito por gestantes, lactantes, crianças e por quem possui hipertireoidismo e problemas graves nos rins e/ou fígado e faz uso de medicamentos específicos.

Summary
Article Name
Ashwagandha: conheça os benefícios dessa erva medicinal indiana
Author
Description
Quer saber para que serve a Ashwagandha? Conheça essa erva medicinal originada na Índia e usada na Ayurveda, que contém propriedades importantes e traz diversos benefícios à saúde, com efeito antioxidante, calmante e afrodisíaco, além de melhorar o desempenho físico e o sistema imunológico.

Categorias -

Menu Blog
x