Atividade física ajuda a controlar o colesterol alto

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

atividade_fisica_colesterol_CAPA

Artigo de especialista – Fernanda Andrade*

Dentre as doenças degenerativas, as cardiovasculares, como a hipertensão arterial sistêmica e doenças associadas a altos índices de colesterol, têm sido consideradas as mais preocupantes. Os distúrbios ocasionados pelos altos níveis de LDL são, na maioria dos casos, relacionados aos hábitos de vida sedentários e a má alimentação.

O colesterol é tido como o principal vilão para as doenças coronarianas, em consequência disso sempre vem associado à hipertensão arterial sistêmica. Mas é importante salientar que essa substância gordurosa pode estimular a boa saúde ou auxiliar o desenvolvimento de doenças.

As complicações coronárias caracterizam-se por uma obstrução da camada interna das paredes arteriais, que nutrem o coração. É um processo que evolui pelo continuo depósito de lipídeos e cálcio nas paredes arteriais resultando na redução da luz arterial, oferecendo maior resistência à passagem de sangue, ocorrendo a manifestação da hipertensão arterial sistêmica e a redução do suprimento sanguíneo ao miocárdio.

Prática de atividade física reduz colesterol

Há uma relação diretamente proporcional entre a prática da atividade física e a baixa incidência de coronariopatias; o avanço da idade e o desenvolvimento de doença arterial coronariana; o descontrole dos lipídeos sanguíneos e uma dieta rica em gorduras saturadas e colesterol; e entre hereditariedade e desenvolvimento de doença coronariana.

Recentes estudos apontam que exercícios físicos ajudam no controle do peso corporal e essa redução está associada a baixas taxas de LDL e triglicerídeos e ao aumento de HDL.

A prática do exercício físico e a dieta equilibrada atuam como prevenção e tratamento de doenças coronárias e suas consequências. A regularidade da prática do exercício metódico e orientado influência na melhoria da aptidão física, refletindo na saúde e na capacidade de trabalho.

A atividade física é um meio economicamente barato e ao mesmo tempo eficiente no que diz respeito a atividades de prevenção e tratamento de pessoas com problemas especiais.

A utilização da atividade física como método profilático é de extrema importância para conseguirmos mudar os hábitos de vida da população e, com isso, amenizar todo o problema de hipertensão arterial sistêmica.


*Fernanda Andrade é personal trainer e coch esportiva. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício, Mestranda em Ciências da Saúde e CEO Prime Consultoria Esportiva.

Summary
Article Name
Atividade física ajuda a controlar o colesterol alto
Author
Description
Atividade física é uma forma barata e eficaz de prevenir e controlar doenças, como colesterol alto.
NATUELIFE
x