Atletas veganos: dieta é fundamental para a performance esportiva

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

atletas_veganos_capa

A alimentação de atletas veganos ganhou os holofotes da mídia após o lutador Nate Diaz derrubar o irlandês Conor McGregor no último sábado (29) na edição 196 do UFC. Adepto de um estilo de vida livre do consumo de produtos de origem animal, Diaz surpreendeu o mundo com declarações sobre seus hábitos alimentares saudáveis.

“As pessoas não percebem o que estão comendo. Você olha a comida e pensa: ‘O que tem nisso?’ ‘Ah, é só chocolate!’ Mas, nos ingredientes, há uma longa lista de lixo que eles colocam na sua comida. Não quero toda essa porcaria. É só a forma que eu vivo”, contou o lutador.

Para Ana Ceregatti, nutricionista especializada em alimentação vegana e vegetariana, as declarações de Diaz ajudam a combater diversos mitos, inclusive o de que pessoas que seguem uma alimentação isenta de carnes e ovos são fracas ou não obtêm todos os nutrientes que o corpo precisa. “Isso acontece não somente na área esportiva, também existe muito preconceito na área de saúde, entre médicos e nutricionistas. Já atendi mães que trouxeram crianças no consultório dizendo que o pediatra afirmou que se ela não desse carne para o filho, ele não iria atender essa criança”, disse.

Alimentação vegana para atletas

Segundo a nutricionista, é fundamental que atletas de alta performance consumam substâncias fitoquímicas e antioxidantes para reduzir os efeitos dos radicais livres produzidos pelo aumento excessivo da respiração. “Antes do treino e da competição, o atleta sempre deve consumir carboidratos de boas fontes e depois da competição e dos treinos deve ingerir uma combinação de carboidratos, proteínas e antioxidantes provenientes de frutas, legumes e verduras”, explicou.

O consumo de alimentos ricos em proteína vegetal, como as leguminosas [feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha seca, fava e soja], cereais como quinoa, aveia e amaranto, além das oleaginosas [castanhas, nozes, amêndoas, pecãs, pistache, avelã e macadâmia], também é fundamental em uma dieta vegana.

“As leguminosas não precisam fazer parte de todas as refeições, o que é imprescindível é ter em todas carboidratos de boas fontes, como aveia, frutas, arroz integral, manga e milho”, ressaltou Ana.

Atletas veganos famosos

Nate Diaz não é o único “símbolo vegan” no mundo esportivo, outros adeptos do veganismo já venceram campeonatos importantes. Confira:

Billie Jean King: considerada uma das melhores tenistas e atletas femininas de todos os tempos, conquistou dezenas de títulos ao longo de sua carreira.

Mike Tyson: apesar de ter seguido uma dieta “extremamente carnívora” durante seus anos de luta, o astro resolveu mudar a alimentação quando começou a sentir sua condição física decair, sofrendo de artrite, problemas articulares e vários quilinhos a mais.

Carl Lewis: ao longo de sua carreira, o atleta ganhou 10 medalhas olímpicas e 10 medalhas no Campeonato do Mundo. Claro defensor do veganismo, Lewis chegou até a escrever uma introdução para o livro Very Vegetarian, de Janequin Bennett. “Descobri que uma pessoa não precisa de proteína da carne para ser um atleta de sucesso”, afirmou na obra, antes de concluir que “se você nutrir [seu corpo] corretamente, ele vai ser bom para você e você vai aumentar a sua longevidade”.

Mac Danzig: é conhecido como um atleta de alto nível no MMA, um esporte brutal que exige elevados níveis de força e agilidade. A princípio, cortou laticínios por causa de alergias, mas há vários anos tem mantido uma dieta vegan. Entre seus alimentos favoritos estão o arroz integral, cogumelos Portobello, quinoa, feijão preto, lentilhas, nozes e sementes.

Venus Williams: a tenista norte-americana mudou sua alimentação após ser diagnosticada com a síndrome de Sjogren, uma doença autoimune que causa olho e boca seca. Para Williams, sua dieta não só não afetou sua capacidade atlética, mas também melhorou sua saúde.

Atletas veganos brasileiros

Embora pouco difundido, o Brasil também tem sua lista de atletas veganos. Veja:

Daniel Meyer: o ultramaratonista e ironman de Bombinhas, Santa Catarina, é um dos expoentes entre os atletas veganos do Brasil. Já soma diversas conquistas em sua carreira, como 1º colocado/campeão geral no 7º Desafio Praias e Trilhas 84km, campeão geral na categoria solo no 6º Revezamento Volta de São Francisco do Sul-SC 90km e 1º colocado/campeão geral no Multisport Brasil 90km.

Gustavo Ayres Netto: o triatleta de São José dos Campos, São Paulo, foi campeão da categoria 18 a 24 anos no XTERRA e ainda chegou na 6ª colocação geral, tornando-se assim o vencedor do Double Survivor Chalenge.

José Luiz Da Silva Neto: o ultramaratonista de Campinas, São Paulo, conquistou o 4º lugar na BR135+, considerada a prova contínua mais difícil do Brasil.

Éber Valentim: atleta de Paranapiacaba, São Paulo, conquistou o 6º lugar na competição mais difícil do país.

+ ALIMENTAÇÃO VEGANA: UM ESTILO DE VIDA
+ DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 ATINGE CARNÍVOROS E VEGETARIANOS


Summary
Article Name
Atletas veganos: dieta é fundamental para a performance esportiva
Author
Description
Descubra o que não pode faltar na alimentação de atletas veganos e conheça atletas veganos famosos!
Menu Blog
x