Baby Led Weaning, a nova forma de alimentar bebês

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Baby led weaning

O processo de introdução de alimentos para os bebês deve ser iniciado a partir dos 6 meses de idade e, de acordo a com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a alimentação complementar precisa ser espessa desde o início. O mais indicado é que as preparações sejam amassadas com um garfo, formando uma espécie de purê ou papa e então oferecidas à criança.

Esse método já é bastante difundido no país e orientado por diversos especialistas. No entanto, uma nova maneira de oferecer alimentos aos bebês tem ganhado cada dia mais adeptos, não só no exterior como também aqui no Brasil: a Baby Led Weaning (Alimentação Guiada pelo Bebê), uma técnica que promove mais autonomia na criança e estimula maior consumo de alimentos saudáveis.

O que é Baby Led Weaning

A técnica da Baby Led Weaning (BLW) é iniciada a partir dos 6 meses de vida do bebê. A proposta é que a partir desse período, ele seja colocado em seu cadeirão e os alimentos sejam oferecidos picados, em tamanhos e formas que o bebê seja capaz de segurar e levar à boca. Dessa forma, a criança se alimenta com o que quiser e na velocidade que quiser, estimulando, além de sua autonomia, a autoconfiança.

Como fazer BLW?

O bebê deve ser colocado sentado com a família no momento das refeições, de preferência em seu próprio cadeirão. É importante pensar que os alimentos oferecidos a ele devem ter tamanhos apropriados, assim como o tipo de cocção. Alimentos cozidos como cenouras e brócolis são boas opções, mas é importante variar o cardápio. Os pais precisam ter em mente que nem sempre a criança vai se alimentar de toda a refeição, sobretudo no início, e que situações nas quais eles mais brinquem com a comida do que efetivamente comam são comuns.

Também é fundamental que o bebê não seja apressado para terminar de comer, o ideal é escolher um momento em que ele esteja mais calmo e com menos fome, assim o contato com os alimentos se dará de maneira tranquila e não traumática.

Benefícios do BLW

Os benefícios relacionados ao método BLW são inúmeros, entre eles, o estímulo à autonomia do bebê, no que se refere ao que ele come e quanto come. Estudos já demonstram que bebês que se alimentam sozinhos têm menos risco de se tornarem obesos no futuro, isso porque adquirem a capacidade de regular o apetite mais cedo e sabem exatamente quando estão satisfeitos. Outros benefícios envolvem a melhora nos comportamentos sociais e a coordenação motora.

Por meio do método BLW, o paladar também é estimulado, já que os alimentos são oferecidos separadamente, permitindo assim que a criança seja capaz de diferenciar o que o gosta do que não gosta.

BLW é seguro?

Especialistas apontam que bebês que se alimentam com a técnica BLW não têm chances aumentadas de se engasgar, por exemplo, quando comparados aos bebês que só comem papinhas. É essencial entender que esse processo só pode ser realizado quando a criança já tiver adquirido habilidades como conseguir se sentar, o que ocorre, em geral, somente por volta dos seis meses.

Outro fator importante é a composição do cardápio. Considerando que a criança é quem vai decidir qual alimento deseja comer e quanto, para que não ocorram desvios nutricionais e possíveis deficiências de nutrientes é recomendado que haja acompanhamento do nutricionista e do pediatra visando a adequação dessas refeições.

Summary
Article Name
Baby Led Weaning, a nova forma de alimentar bebês
Author
Description
A técnica BLW permite que o bebê se alimente sozinho estimulando a sua autonomia. Saiba mais sobre esse novo método aqui.

Categorias -

Menu Blog
x