BARRIGÃO É DESCULPA PARA NÃO MALHAR DURANTE A GESTAÇÃO?

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

veja se mulheres podem malhar durante a gestação

A menos que o médico estabeleça repouso total, sabia que é bom para grávidas praticar atividade física?

Exercitar-se ajuda a enfrentar o período de gestação com menos desconfortos físicos, auxilia no bom andamento do parto e também favorece uma recuperação pós-parto mais rápida e efetiva.

A educadora física Beatriz Campos, da academia Activa São Paulo, apoia a prática de exercícios por gestantes. Inclusive, ela continuou se exercitando até o dia do nascimento de suas duas meninas. “Desde que não traga riscos para a gestante, a continuidade dessa prática acontece, quase sempre, sem maiores problemas, mas, é preciso que sejam feitas as devidas adaptações em função da gestação”, orienta a profissional.

A publicitária Adriane Souto (32), mãe de 3 filhos, ao contrário do que fez na primeira gestação, buscou exercita-se mais ao longo da segunda, fazendo caminhadas. Após o nascimento do bebê, também não parou. Fez até natação com ele. “Tive uma boa recuperação de peso e rotina pós-gestação. Acredito que os exercícios me ajudaram nisso”, conta.

As atividades físicas mais recomendadas para grávidas são as realizadas na água, pois “o exercício aquático ajuda a diminuir o peso corporal, auxilia a diminuição do edema corporal e diminui o impacto nas articulações”, explica Camilla Oliveira, educadora física da academia Bodytech de Ribeirão Preto.

RECOMENDAÇÕES PARA GESTANTES DURANTE OS EXERCÍCIOS

– Realizar a prática de atividade física sistematizada apenas com a liberação médica.

– Realizar todos os exames do pré-natal

– A gestante deve “ouvir o seu corpo”, ou seja, estar sempre atenta às suas sensações e respeitá-las

– A grávida deve ter plena consciência que o “ator principal” no período gestacional é o BEBÊ. A futura mamãe é apenas, “coadjuvante”. Então, respeite os limites prescritos pelo médico

– Procure horários ou estabelecimentos, de preferência, com baixo fluxo de alunos e com temperatura ambiente agradável

 Veja algumas atividades para gestante

DE VOLTA À ATIVA PÓS-PARTO

Normalmente, as mamães que querem se exercitar durante a gestação também querem voltar a malhar o mais rápido possível após dar a luz. Segundo a ginecologista e obstetra Ana Paula Sanaiote, mulheres que tiveram gestações de baixo risco e que se exercitaram ao longo da gravidez, podem retomar suas atividades físicas gradualmente após o parto, principalmente se o mesmo for normal, já que o de cesária tem algumas limitações. “O retorno do organismo da mulher ao estado não gravídico demora cerca de 6 semanas e a capacidade de praticar atividades físicas no pós-parto está ligada à rotina adotada antes e durante a gestação”, explica.

Contudo, é importante lembrar que a atividade, quando muito intensa, poderá impactar na produção do leite materno. Por isso, é bom ir com calma e observar os sinais do seu corpo.

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BARRIGÃO É DESCULPA PARA NÃO MALHAR DURANTE A GESTAÇÃO?
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Para as futuras mamães que acham que malhar durante a gestação pode trazer riscos à saúde, saibam que o malefício é não fazer atividades físicas. Entenda mais sobre o assunto aqui. - NatueLife
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