Batata doce: carboidrato do bem

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Batata doce

A batata-doce é um tubérculo originário da América Tropical, mais especificamente do Noroeste da América do Sul. Por se adaptar muito bem em diversos terrenos, também é encontrada pela Ásia e África. Sempre esteve presente na culinária brasileira, mas há alguns anos, a batata-doce entrou para os principais alimentos saudáveis. Confira os benefícios da batata doce e entenda por que muitas pessoas estão fazendo uma dieta com batata-doce.

Batata doce é carboidrato?

A batata doce é fonte de carboidratos complexos, contendo, assim, baixo índice glicêmico, o que diferencia a batata-doce da batata inglesa, por exemplo, que tem o índice glicêmico mais alto. Quando ingerimos a batata-doce, seu carboidrato é transformado em glicose, que cai na corrente sanguínea, de maneira gradual. E isto faz toda a diferença, pois não exige grandes quantidades de insulina para a glicose ser transformada em energia nas células.  Com isto, o acúmulo de gorduras é menor, além de promover saciedade por mais tempo. Por isso, o carboidrato da batata-doce não engorda (mas não deve ser consumido em excesso) e, ainda sim, dá energia constante, essencial para desempenharmos as atividades cotidianas e também para manter a massa muscular.

Calorias da batata doce

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da UNICAMP (TACO), 100 gramas de batata doce cozida (1 batata doce média) contêm 77 calorias. Outras tabelas de composição dos alimentos podem mostrar outros valores de nutrientes e calorias. No entanto, são dados internacionais e a batata doce encontrada no Brasil pode ter variações.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Benefícios da batata doce:

Além de ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, que é o principal benefício da batata doce, o alimento também é fonte de fibras, vitaminas e minerais. Por isso, incluir a batata doce na dieta pode ser benéfico para a prevenção de doenças, além de ser indicada para os praticantes de exercícios físicos ou para quem quer emagrecer. Confira seus principais benefícios:

  • Fonte de potássio
  • Fonte de vitaminas do complexo B (especialmente vitamina B3)
  • Fonte de vitamina C
  • Contribui para o controle da pressão arterial
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a defesa antioxidante do organismo
  • Auxilia no ganho de massa muscular e queima de gordura
  • Favorece o controle dos níveis de colesterol
  • Dá energia e afasta a sensação de fadiga mental e física

Folhas da batata doce:

As folhas da batata doce também têm alto valor nutritivo e, quando bem lavadas, podem ser utilizadas como qualquer outra verdura folhosa ou para o preparo de chás.

Batata doce engorda ou batata doce emagrece?

Devido ao seu baixo índice glicêmico e auxilio na queima de gordura pode-se dizer que, quando aliada à prática de atividade física, a batata doce ajuda sim no processo de emagrecimento. Mas, seu consumo excessivo e sem atividade física pode desencadear consequências contrárias e promover o acúmulo de gordura, fazendo engordar.

Batata doce x musculação

A batata doce é tão consumida pelos praticantes de musculação justamente por fornecer energia para o treino e para o crescimento muscular na medida certa, sem gerar acúmulo de gordura. Acompanhada de uma fonte de proteína (o frango é um exemplo) ajuda no ganho de massa magra e definição muscular. No entanto, seguir a dieta da batata doce com frango, sem focar em outros alimentos, não é saudável, já que faltam grupos alimentares.

Como escolher batata doce na hora da compra?

Na hora de comprar batata doce, certifique-se de que ela esteja limpa e firme, sem cortes ou sinais de picadas de insetos. Em casa, mantenha-a em lugar seco e arejado, longe da luz e de insetos.

Como fazer batata doce?

Além da famosa combinação de frango com batata doce, esse tubérculo é um ótimo acompanhamento de peixe, carne e pratos vegetarianos, podendo ser utilizado como substituto da batata inglesa em diversas preparações como sopas, purês, saladas, bacalhoada, entre outros. Para não perder os nutrientes e benefícios, aconselha-se assar ou cozinhar com casca.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Batata doce: carboidrato do bem
Author
Description
Conheça todos os benefícios da batata doce e descubra as vantagens para a saúde, emagrecimento e ganho de massa magra de incluir este alimento na dieta.
Menu Blog
x