Por dentro dos benefícios da soja e seus derivados

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

soja

A soja é um grão que oferece muitos benefícios para o organismo, podendo ser consumida dentro de uma alimentação variada e equilibrada. Além de ser fonte de vitamina E, nutriente essencial para combater o envelhecimento precoce devido a sua ação antioxidante, a soja também é rica em fibras, que proporcionam maior sensação de saciedade e também estimulam a função intestinal. Ainda é fonte de cálcio, proteínas de alto valor biológico e lecitina de soja, importante para saúde do cérebro.

A soja também contém uma classe de fito-hormônios chamada de isoflavonas ou isoflavonoides. A isoflavona possui ação similar ao hormônio estrogênio, embora mais fraca, e tem sido amplamente estudada por poder ajudar a diminuir os sintomas da menopausa, como fogachos.

A soja é muito versátil e pode ser utilizada em diversas preparações. Além do grão, pode ser encontrada na forma de leite vegetal de soja, chocolate de soja, snacks, cookies, proteína de soja, para substituir a carne e proteína isolada de soja, como suplemento esportivo.  Os produtos de soja são uma alternativa saudável para quem não pode consumir leite de origem animal, seja por intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite.


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PROPRIEDADES DA SOJA

A soja é considerada um alimento funcional, ou seja, além de oferecer nutrientes, como vitaminas e minerais, também tem propriedades que podem ajudar no tratamento de diversas doenças, como:

  • Antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.
  • Colabora para regular os níveis de colesterol sanguíneo.
  • Fornece proteínas de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais, que o organismo não é capaz de produzir.

BENEFÍCIOS DO LEITE DE SOJA

Uma das principais formas de consumo da soja é na forma de extrato vegetal, também conhecido como leite de soja. É uma alternativa ao leite de vaca e uma boa fonte de proteínas. Além de ser de fácil digestão, o leite de soja é naturalmente isento de colesterol e gorduras saturadas.

É indicado principalmente para pessoas alérgicas ao leite de vaca, com intolerância à lactose ou mesmo para quem é vegetariano. O leite de soja ainda é rico em isoflavonas.


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BENEFÍCIOS DO TOFU

Uma das melhores formas de consumir a soja é na forma fermentada, como o tofu, também conhecido como “queijo de soja”. É obtido a partir da prensagem e coagulação dos grãos, e conserva todos os benefícios da soja. Pode ser consumido de diversas maneira: grelhado, marinado, assado, ou em diversas receitas, como patês.

SOJA: CONTRAINDICAÇÕES

A soja pode desencadear alergias alimentares devido seu alto teor alergênico, por isso, deve ser consumida dentro de uma dieta variada e equilibrada, alternando seu consumo com outras leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico.

Além disso, como a maioria da soja presente no Brasil é transgênica, deve-se dar prioridade ao consumo do grão orgânico, produzido com sementes que não passaram por modificações genéticas.

HOMENS PODEM CONSUMIR SOJA?

Uma dúvida muito comum é se homens podem consumir soja, devido à presença das isoflavonas. O impacto do consumo da soja no sistema reprodutor masculino ainda não é bem esclarecido, mas acredita-se que o consumo esporádico não oferece riscos, por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada e variada, evitando a ingestão excessiva.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!


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Veja os benefícios da soja para saúde
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Confira as propriedades da soja e seus derivados, como o leite de soja e o tofu. Saiba como incluí-los no seu dia a dia.
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