Biotipos: saiba qual é o seu

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Biotipos

Todos nós temos biotipos diferentes, uns possuem maior tendência para emagrecer e outros maior tendência para ganho de peso. Entender qual é o seu biotipo é fundamental para alcançar melhores resultados nos treinos. Por questões genéticas, algumas pessoas podem comer o que quiser e vão continuar no mesmo peso sem engordar um grama sequer. E também existem aquelas que vivem de dieta e se comerem alguma coisa a mais, o resultado aparece rapidinho na balança. Essas características existem devido aos biótipos genéticos.

Existem três tipos de biotipos: ectomorfo, endomorfo e o mesomorfo. Através deste artigo você entenderá qual é o seu e saberá qual a forma mais adequada para seguir uma rotina de treinos e intensificar seus ganhos.

Ectomorfo

Pessoas com esse biotipo possuem metabolismo acelerado e, por isso, têm menor reserva de gordura. A pessoa ectomorfa geralmente é muito magra, com quadris e ombros menores, assim como a estrutura óssea. Têm em sua musculatura predominância de fibras musculares do tipo 1. Um exemplo para ilustrar um ectomorfo é a imagem de um maratonista. Para percorrer grandes distâncias, um maratonista precisa ter bastante resistência muscular (músculos do tipo1).

Os ectomorfos não possuem problema para emagrecer e apresentam muita dificuldade para ganhar massa magra, sendo necessário consumir alimentos hipercalóricos com alta qualidade nutricional aliados a treinos de maior intensidade. Suplementos vitamínicos em conjunto com aminoácidos, proteína e suplementação hipercalórica irão contribuir para um bom resultado.

O tipo de treino mais indicado para o ectomorfo que deseja aumentar a sua massa muscular é a musculação. A série de pessoas com essas características deve ser realizada com bastante carga e com um maior tempo de descanso entre as séries, de mais ou menos 2 minutos. Exercícios aeróbicos devem ser diminuídos para evitar a perda de massa magra.

Mesomorfo

O mesomorfo é o meio termo entre o ectomorfo e o endomorfo. Nos homens, a característica predominante são os ombros mais largos do que o quadril, já no caso das mulheres é o inverso, o quadril é mais largo do que os ombros. Pessoas com esse biotipo genético tem maior predisposição ao ganho de massa muscular, conseguem atingir em um curto período de tempo significativos resultados de hipertrofia, definição e explosão muscular. Claro que isso não ocorre da noite para o dia, todos esses ganhos só são possíveis se for seguida uma dieta apropriada.

O treino ideal para o mesomorfo é a musculação, a pessoa com essas características deverá fazer uma série com cargas pesadas que trabalhem força e intensidade. Por se tratar de um biótipo que necessita de treinamento com intensidade e cargas altas o intervalo de descanso, é muito importante para evitar o overtrainning. Exercícios aeróbicos deverão ser realizados de 2 a 3 vezes por semana no período de, no máximo, 30 minutos com intensidade moderada a alta.

O mesomorfo deve adotar uma dieta balanceada e nutritiva, evitando alimentos de baixo índice nutricional. Fazer a ingestão de proteína e carboidratos com moderação durante o dia ajuda a intensificar os resultados. O mesomorfo deve dar preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico, como legumes, grãos e frutas. Os mesomorfos possuem os dois tipos de fibras musculares: tipo I e II. Os esportes mais comuns que vemos atletas com esse biótipo é no basquete e futebol, nos quais a potência e resistência são requisitos principais.

Endomorfo

O biotipo endomorfo tem maior tendência ao acúmulo de gordura corporal, são pessoas de peso elevado e formas arredondadas, abdômen saliente, braços e pernas de proporção curta. O endomorfo é o contrário do ectomorfo, seu metabolismo é menor, o que define a maior capacidade de acúmulo de gordura. Esse biotipo possui predominância de fibras musculares do tipo II (músculos de contração rápida e força).

Pessoas com essas características têm maior facilidade em ganhar massa magra, em contrapartida possuem maior dificuldade em queimar gordura. Os endomorfos têm maior facilidade para praticar esportes que exigem força bruta, como é o caso do levantamento de peso.

Os treinos mais indicados para pessoas com esse biotipo são os que proporcionam a aceleração do metabolismo, como treinos em circuito e repetições entre 10-15 vezes durante as séries de musculação, também é recomendado um curto intervalo de tempo entre as séries. Os treinos de musculação devem ser integrados ao treino cardiovascular com regularidade.

O endomorfo deve fazer refeições menores e freqüentes ao longo de todo o dia, além das refeições regulares, como café da manhã, almoço e jantar. Para os endomorfos, de 5 a 6 refeições diárias já é o suficiente para mantê-los com os níveis de energia estáveis para a realização das atividades diárias e treinos.

Agora que você já sabe qual é o seu biotipo, mãos à obra! Reformule sua série de treinos, tenha um plano alimentar de acordo com a sua genética e intensifique os seus resultados. Antes de praticar atividades físicas, faça uma avaliação médica e não pratique exercícios sem o acompanhamento de um profissional de educação física.

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Biótipos: saiba qual é o seu
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Endomorfo, mesomorfo e ectomorfo: Descubra qual seu biotipo e os melhores treinos indicado para cada um deles.
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