Botox: toxina botulínica pode amenizar linhas de expressão e rugas

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     1 Comentário

botox

“Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro, diria: use filtro solar”. Essa famosa frase, que circula há tempos na internet, traz uma verdade inegável: a melhor maneira cientificamente comprovada para prevenir rugas e linhas de expressão é evitando a exposição solar. Mas cada vez mais gente aposta em outros cuidados diários para evitar o envelhecimento cutâneo provocado pelo sol, como o uso de cosméticos, medicamentos e até toxina botulínica, popularmente conhecida como botox.

Diversas pessoas ainda têm receio em relação a essa toxina, com dúvidas que vão desde a real necessidade de aplicação até o medo de ficar com a aparência estática, sem expressão. Segundo a cirurgiã plástica Daniela Batista Martins de Pinho, em muitos casos essas situações dependem mais de quem está aplicando do que da medicação em si. “Infelizmente, vejo excessos o tempo todo. A toxina botulínica, bem como todos os outros recursos em cirurgia plástica, deve ser usada para recuperar a beleza e harmonia, não para transformar pessoas em caricaturas de si mesmas. Ser comedido, ter experiência, gostar do que faz e ter perícia no assunto são requisitos imprescindíveis ao profissional que lida com beleza e saúde”, explica a especialista.

De acordo com a médica, a aplicação da toxina botulínica profilática é uma prática comum e segura. As rugas cinéticas, que aparecem apenas quando a pessoa faz expressões faciais mais intensas – como cara de bravo ou de assustado –, desaparecem quase totalmente. Já as chamadas rugas estáticas, aquelas que existem mesmo quando a pessoa não está fazendo nenhuma careta, podem diminuir bastante, mas não desaparecem totalmente. “No caso das rugas estáticas, por já terem marcado profundamente a pele, além da toxina botulínica pode ser necessário outro tipo de tratamento para obter melhores resultados”, conta.

Para saber se a aplicação de toxina botulínica é indicada ao seu caso, é preciso conversar com seu médico, explicar o que incomoda e perguntar se esse procedimento realmente é a solução para a sua queixa. “Existem diversos tratamentos estéticos para rugas e rejuvenescimento facial, sendo a toxina botulínica um dos maiores aliados nesse quesito. O paciente precisa saber se o médico é capacitado, inclusive saber se é médico mesmo, pois muitos profissionais não médicos estão aplicando a toxina como se fosse um produto cosmético como outro qualquer”, explica Daniela, que ainda alerta para a necessidade de o paciente informar ao médico se possui algum tipo de alergia, se utiliza medicamento, quadro de doenças existentes, gravidez e até amamentação.

A médica destaca que a toxina botulínica é um medicamento que, muito antes de ser usado para a estética, é utilizado para tratamento de várias doenças, como estrabismo, cefaleia, distonias e espasticidades musculares, além de hiperidrose (transpiração excessiva). “Em caso de dúvidas, sempre pergunte ao seu médico”, recomenda Daniela.

Manter uma alimentação saudável e fazer uso de alguns suplementos também pode ajudar a prevenir o envelhecimento da pele, mas o aparecimento de linhas e rugas é inerente ao ser humano, lembra a nutricionista Sheila Mustafá, palestrante do Meeting de Nutrição Estética. “Nas linhas mais superficiais, principalmente as causadas por desidratação ou estresse oxidativo, podemos ter excelentes respostas, independente da idade”, afirma.

Para alcançar esses resultados, a profissional conta que é preciso considerar o estudo de uma dieta individualizada, com o olhar voltado às causas do envelhecimento. “O envelhecimento deve-se a muitos fatores, como estresse mental e emocional, desequilíbrios bioquímicos, exposição solar excessiva, álcool, fumo, genética e alimentação. Considerando que nos dias de hoje temos condições de analisar o indivíduo e criar uma dieta de acordo com seu perfil bioquímico, inflamatório e genético, a prevenção é muito bem-vinda”, analisa a nutricionista.

Diminuição de colágeno favorece rugas

O colágeno é uma proteína de origem animal, naturalmente produzido pelo nosso organismo e fundamental para a cartilagem, ossos, pele, músculos, cabelo e unha. A partir dos 25 anos, o organismo diminui a produção dessa proteína, principalmente nas mulheres, o que pode favorecer o surgimento de flacidez facial, rugas e o enfraquecimento dos ossos, entre outras situações.

Segundo Sheila, para evitar esses fatores, a suplementação de colágeno pode ser necessária e, inclusive, oferece diversos benefícios, como hidratação da pele, formação de novas células de colágeno e manutenção da estrutura dérmica. “O colágeno hidrolisado é muito indicado, principalmente para hidratar a pele e dar saciedade. Também tem o verisol, outro tipo de colágeno com trabalhos cientificamente comprovados no envelhecimento cutâneo”, conta.

Com os cuidados certos e hábitos de vida saudáveis, inclusive com uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, é possível driblar os efeitos do tempo com muita saúde, beleza e bem-estar.

Ácido hialurônico pode ser alternativa para diminuir rugas

O ácido hialurônico é um polissacarídeo produzido por células do tecido conjuntivo e distribuído por todo o corpo. Com o processo do envelhecimento facial, ocorre uma degradação e menor produção desse ácido, que provoca menor elasticidade e hidratação da pele e, consequentemente, o surgimento de rugas.
O ácido hialurônico vem sendo muito utilizado no Brasil por dermatologistas e pode ser encontrado na formulação de cremes, loções e protetores labiais. A opção de aplicação na pele, como a que é feita com o botox, vem sendo bastante procurada nos consultórios médicos. Na aplicação, o ácido trata as rugas, recupera o volume e hidrata a pele, retardando os sinais do envelhecimento facial. Dependendo da área aplicada, pode ter duração de até 1 ano, devendo então ser aplicado novamente.

Summary
Article Name
Botox: toxina botulínica pode amenizar linhas de expressão e rugas
Author
Description
Saiba tudo sobre botox e veja como a toxina botulínica pode amenizar linhas de expressão e rugas . Clique aqui!
NATUELIFE
x