Calistenia: hipertrofia, resistência, coordenação e equilíbrio

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Conheça o esporte calistenia

Idealizada pelo suíço Phoktion Heinrich Clias, a calistenia é uma antiga técnica que utiliza o próprio corpo como peso, sem necessidade de aparelhos específicos, como flexões e abdominais, por exemplo. Apesar do nome pouco familiar, esse tipo de exercício é muito comum nas aulas de educação física, tanto no Brasil quanto no exterior, principalmente por poder ser realizado ao ar livre.

Segundo Ricardo Nahas, médico do esporte do Hospital Nove de Julho, isso acontece porque a técnica exige muito pouco do ambiente em que se pratica, uma vez que o corpo é a resistência a ser vencida. “Uma das grandes vantagens da calistenia é que não exige uma tecnologia complexa de aparelhagem e nem locais necessariamente próprios para a prática”, afirma.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

EXERCÍCIOS CALISTÊNICOS

São exercícios que usam o corpo, para gerar o estresse causado pela sobrecarga que, na musculação, geralmente é oferecido na forma de pesos livres, halteres ou aparelhos como a mesa extensora. Promove a educação corporal com hipertrofia, coordenação e equilíbrio.

Para Roberto Ranzini, ortopedista, médico do esporte e especialista em traumatologia do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a eficácia da calistenia é semelhante à musculação, só que de forma mais simples. “A calistenia não é diferente de nenhuma outra atividade física de fortalecimento, resistência ou equilíbrio, mas seu grande apelo é poder ser praticada ao ar livre e sem aparelhos sofisticados”, explica.

SEM PRÉ-REQUISITOS

Segundo Ranzini, não existe nenhuma exigência mínima de condicionamento físico, desde que cada um respeite os seus limites e inicie a prática sem exageros. “O praticante precisa iniciar com exercícios mais simples e evoluir gradativamente, de acordo com sua aptidão e com os níveis prescritos pelo método”, conta.

Portadores de doenças relacionadas aos joelhos devem evitar exercícios com saltos para não haver sobrecargas desnecessárias. “Essa é uma das principais razões para consultar um médico, de preferência especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, para se conhecer melhor e ter ciência da sua saúde e dos seus limites”, ressalta Nahas.

SUBSTITUI A MUSCULAÇÃO

A calistenia pode substituir a musculação. Porém, há um limite, de acordo com o peso corporal de cada um. Ou seja, se o praticante quiser gerar o estresse do músculo, além do que o seu peso corporal pode proporcionar, devem ser feitas algumas adaptações para ter uma evolução. “O limite de peso pode exigir exercícios com um grau de dificuldade maior, com novos estímulos, ou mesmo acrescentando sobrecargas externas que aumentem a resistência oferecida pelo peso corporal.” conclui Nahas.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Calistenia: hipertropia, resistência, coordenação e equilíbrio
Author
Description
Conheça e entenda a calistenia, um esporte que usa a força do próprio corpo para criação de músculos.
NATUELIFE
x