Cansaço excessivo: como a alimentação pode ajudar?

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

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O corpo humano é constituído por células que, em conjunto, trabalham para o funcionamento adequado do organismo. Para isso, elas utilizam energia proveniente da alimentação para sobrevivência. A má alimentação, pode ocasionar desde a desnutrição até a obesidade, promove deficiências nutricionais, gerando falta de energia e prejudicando o funcionamento celular.


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Quais são as consequências da má alimentação?

A dificuldade para realizar as tarefas do dia a dia pode ser indícios de deficiência de micronutrientes, que também podem gerar: 

  • Cansaço;
  • Sono excessivo;
  • Estafa mental;
  • Falta disposição física.

Salientando que estes sintomas também podem sugerir diversas doenças causadas por desequilíbrios alimentares, por exemplo, anemia, que está associada à falta de energia, fadiga e disposição física. É importante procurar sempre a orientação de um nutricionista e um endocrinologista, que farão o acompanhamento correto para a tratamento e recuperação da sua saúde e qualidade de vida.

Quais os alimentos indicados para evitar o cansaço?

Primeiramente, é recomendado a realização de café da manhã, almoço, lanche intermediário e jantar, com o intervalo de três horas. Nestas refeições, é interessante a troca de alimentos refinados por integrais, dando preferência para alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e fibras.

É importante consumir verduras com a tonalidade verde-escuro como:

  • Couve;
  • Brócolis;
  • Escarola;
  • Espinafre entre outros.

Consumir frutas como a laranja, o morango, a acerola, a mexerica e o limão, que também são ricas em vitamina C e que auxiliam a absorção de ferro, além de alimentos fonte de vitaminas do complexo B.

As vitaminas do complexo B fornecem energia?

As vitaminas do complexo B auxiliam no fortalecimento de cabelos e unhas, atuam no metabolismo de macronutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos. As vitaminas B1, B2 e B3 atuam na transformação da glicose dos alimentos em energia que faz as células funcionarem.

O corpo precisa de vitaminas do complexo B para produção de energia a partir dos carboidratos, sendo assim, a deficiência dessas três vitaminas pode causar uma sensação de indisposição, tanto física como mental.

Quais são os alimentos fonte de vitaminas do complexo B?

As vitaminas do complexo B pertencem ao grupo das vitaminas hidrossolúveis, sendo compostas pela tiamina, riboflaxina, niacina, niacinamida, piridoxina, cobalamina, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina.

  • Vitamina B1 (tiamina): carne vermelha, farelo de aveia e vegetais folhosos verdes-escuros;
  • Vitaminas B2 (riboflavina): ovos, sardinha e vegetais folhosos verdes-escuros;
  • Vitamina B3 (niacina): ovos, amendoim e peixes;
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico): gérmen de trigo, amendoim e salmão;
  • Vitamina B6 (piridoxina): gérmen de trigo, banana e salmão;
  • Vitamina B7 (biotina): amendoim, nozes, tomate, gema de ovo, cenoura, alface, amêndoas, carne vermelha, leite, frutas e sementes;
  • Vitamina B9 (ácido fólico): brócolis, couve, espinafre, lentilha, grãos, feijão ervilha, laranja e outras frutas cítricas e ovos;
  • Vitamina B12 (cobalamina) peixes e carne vermelha.


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Cansaço excessivo: como a alimentação pode ajudar?
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A alimentação representa um papel importante para a saúde e a falta de alguns nutrientes podem gerar cansaço e desânimo. Saiba como evitar esta situação.

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