Cardápio pós-festas

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Artigo de especialista – Gabriela Cecchetti Mendes da Silva*

As festas de fim de ano são sinônimo de alegria, comemorações e muitas comidas! É normal abusar na comilança típica deste época, mas quando as festas acabam você deve buscar uma alimentação saudável e mais leve. Nada de pular refeições ou se matar na academia. O segredo é comer várias vezes ao dia, mas em pequenas quantidades. O fracionamento das refeições faz com que o organismo aproveite melhor os nutrientes dos alimentos, assim fica mais fácil perder peso, pois seu organismo sabe que a cada três horas virá alimento e não precisará estocar aquilo que ele acabou de digerir. Por isso, você precisa consumir alimentos menos calóricos, ricos em vitaminasminerais e fibras.
O detox também é uma excelente alternativa e tem como objetivo eliminar as toxinas que foram adquiridas. Existem alimentos que são essenciais para esse período, pois possuem ação diurética e anti-inflamatória que ajudam no processo detoxificação.

Alimentos que devem fazer parte do cardápio pós-festas

Alimentos ricos em vitamina C: consuma laranja, acerola, tomate, brócolis, morango, ervilhas e pimentão vermelho, que possuem propriedades diuréticas e antioxidantes. Como você deve ter consumido muitos alimentos ricos em gorduras, isso vai ajudar!

Café da manhã: consuma sucos verdes com chia, pois aumentam a sensação de saciedade por conta das fibras e ainda ajudam na “faxina” do organismo devido à ação da couve e do abacaxi. A couve é fonte de magnésio, mineral envolvido na ativação da glutationa peroxidase, uma das principais enzimas hepáticas (fígado) voltadas para a eliminação de toxinas. O abacaxi é fonte de bromelina, enzima com ação anti-inflamatória e digestiva.

Lanche da manhã: o ideal é consumir chás como o verde, hibisco, cavalinha e dente-de-leão, pois possuem ação diurética e anti-inflamatória. Também consuma frutas picadas com um mix de farelos com quinoa, amaranto em flocos, gergelim e sementes para garantir a saciedade até a hora do almoço.

Almoço e jantar: priorize sopas leves feitas com couve-flor, brócolis, alho-poró, couve, repolho, cebola e alho. Tempere as sopas com especiarias anti-inflamatórias e antifúngicas como canela, gengibre, anis, curry e açafrão.

Lanche da tarde: a pedida é um suchá (fruta batida com chá) ou smoothie (água de coco batida com frutas e gelo), que dão mais saciedade.

Exercite-se: faça caminhadas e atividades físicas para ajudar a queimar calorias e gorduras extras conquistadas nas festas.

Fuja do álcool: evite o consumo de bebidas alcóolicas, dê folga ao seu fígado!

Hidrate-se: tome bastante água, mas evite ingerir líquidos junto às refeições.

A alimentação saudável deve ser um hábito diário. Exageros acontecem, mas não deixe virar rotina. Coloque metas que irão melhorar a sua alimentação. Com certeza você ganhará muito em qualidade de vida!

*Gabriela Cecchetti Mendes da Silva é formada em nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi.

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Cardápio pós-festas
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Saiba o que incluir no seu cardápio pós-festas para driblar os excessos cometidos no Natal e Ano Novo.
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