Carotenoides: O que são e quais suas funções?

2 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Carotenoides

Você sabe o que são carotenoides?

Os Carotenoides são pigmentos naturais não produzidos pelo corpo humano responsáveis pela coloração amarela, laranja e vermelha de muitos alimentos, sendo uma importante propriedade, uma vez que a cor é a característica com maior influência sob a aceitação dos alimentos. Além de possuírem efeitos benéficos para a saúde, fortalecendo o sistema imunológico e diminuindo o risco para diversas doenças e deficiências nutricionais.

Dos mais de 600 carotenoides presentes na natureza, aproximadamente 20 deles estão presentes no plasma e tecidos humano, e apenas 6 deles em quantidades mais elevadas, sendo consumidos através da alimentação.

Estudos mais recentes têm comprovado que os carotenoides possuem a capacidade de atuarem como poderosos antioxidantes, e alguns deles podem também ser convertidos em Vitamina A no nosso organismo.

Carotenoides e Vitamina A

A Vitamina A pode ser encontrada em tecidos animais, mas em nosso organismo essa vitamina encontra-se na forma de 3 substâncias: Ácido Retinóico, Aldeído Retinal e Retinol. Os carotenoides portando podem ser divididos em dois grupos, os precursores de Vitamina A e os que não podem participar da síntese de Retinol.

A Vitamina A é fundamental para o desenvolvimento e crescimento humano, fortalecendo o sistema imunológico, mantendo as mucosas saudáveis e atuando na manutenção da visão. Sua falta pode ocasionar Cegueira Noturna, prejudicando a visão em ambientes com pouca ou nenhuma iluminação.

Principais Carotenoides: Funções e Fontes alimentares

  • Beta Caroteno: Pode ser convertido em Vitamina A e é encontrado em vegetais e frutas de cor amarelo- alaranjada como a cenoura, a abóbora, a manga e os pêssegos, e em vegetais folhosos de cor verde-escura, como a escarola, a couve e o espinafre;
  • Alfa Caroteno: Também pode ser convertido em Vitamina A no nosso organismo e possui maior capacidade antioxidante quando relacionado ao Beta caroteno, e pode ser encontrado em alimentos como cenoura, abóbora, espinafre e brócolis;
  • Licopeno: Não apresenta atividade de Vitamina A, mas é responsável pela coloração vermelha de alguns alimentos, podendo ser encontrado no tomate, na goiaba, na melancia, na pitanga e até no mamão. Esse carotenoide também possui ação antioxidante e alguns estudos já apontam que o mesmo pode diminuir os riscos para doenças cardiovasculares;
  • Luteína e Zeaxantina: Carotenoides responsáveis pela cor amarela de alguns alimentos, como o milho, o pimentão amarelo, a gema do ovo e também podem estar presentes no agrião e no espinafre.

Esses carotenoides também são responsáveis pela pigmentação amarelada da mácula da retina humana, atuando como protetores oftalmológicos e assim reduzindo os riscos de apresentar uma degeneração macular com a idade.

A falta de Luteína tem sido associada ao maior surgimento de cataratas, por isso esses carotenoides são importantes para a saúde da visão, principalmente em pessoas diabéticas que apresentam retinopatia.

Como incluir os Carotenoides na alimentação?

Tente incluir alimentos de coloração amarela, laranja e vermelha em sua alimentação. Consulte um profissional nutricionista para auxiliar na montagem de seu plano alimentar.

Summary
Article Name
Carotenoides: O que são e quais suas funções?
Author
Description
Confira o que são e qual a importância dos Carotenoides para a saúde. Saiba mais sobre os seus diversos tipos e em quais alimentos podemos encontrá-los.
Menu Blog
x