Castanhas brasileiras: conheça as variações e benefícios

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

shutterstock_460775044_(1)

A castanha é típica da Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso menor, sendo importante saber que nasce da castanheira, uma das árvores mais antigas. O Brasil é o segundo maior produtor de castanha, correspondendo 40% da produção mundial.

Quais os benefícios das castanhas?

  • Castanha-do-Pará: é rica em selênio, que possui alto poder antioxidante. Por isso, pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e diversos tipos de doenças, como câncer, além de fortalecer o sistema imunológico. Uma unidade de castanha-do-Pará por dia fornece a quantidade recomendada de selênio.
  • Castanha-de-caju: é fonte de gorduras saudáveis, que podem ajudar no controle do colesterol, além disso, também contém minerais, como ferro, cálcio e o zinco, essencial ao sistema antioxidante e imunológico.
  • Nozes: contém, ômega-3 e 6, importantes para saúde cerebral e cardiovascular. É uma boa fonte de polifenóis e antioxidantes.
  • Pistache: rico em antioxidantes, como vitamina A e vitamina E, além de luteína em abundância e fitoesteróis, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
  • Amêndoas: fornece fibras, magnésio, cálcio, fósforo e vitamina E. Contém quantidades significativas de fitoesteróis, que auxiliam no controle do colesterol.
  • Macadâmia: é a mais rica em gordura monoinsaturada de todas, dando muita saciedade, além de ser considerada a mais saborosa.
  • Avelã: rica em fibras e em gorduras que ajudam a reduzir o colesterol, a avelã ainda traz um gostinho de sobremesa para o seu lanche.

Além dessas, o Brasil é produtor de uma grande variedade de outras castanhas menos conhecidas, mas também cheia de benefícios, como a castanha de baru, que também oferece muitos benefícios para saúde, por ser fonte de gorduras boas, como por exemplo, favorece o controle do colesterol.

Opções de uso para as castanhas

As oleaginosas equivalem a um lanche rápido e prático entre as refeições. Ela pode ser consumida pura, com frutas ou iogurte. Também podem ser utilizadas como ingrediente em preparações como bolo ou pão.

Castanhas: contra-indicações?

Como as oleaginosas tem alto valor calórico, o consumo em excesso pode levar ao aumento do peso corporal. O selênio em excesso no organismo leva a intoxicação e pode levar a queda de cabelo e alterações no sistema nervoso.

Receitas com castanhas

Receita de frozen de manga com castanhas

A castanha tem vários benefícios, incluindo o selênio, que possui atividade antioxidante e previne o envelhecimento precoce. A manga é rica em vitamina A e vitaminas do complexo B. Ótima opção para oferecer para as crianças.

Espetinho de frutas

Receita de espetinho de frutas com chocolate e castanhas

Esta receita de espetinho de frutas leva chocolate e castanhas, que são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Ótimo para servir em festas ou como petiscos para convidados em casa.

Espetinho de frutas

Receita de bolo de banana com castanhas

A receita não possui lactose, ou seja, pode ser consumida por intolerantes à lactose ou alérgicos à proteína do leite. As castanhas são fontes de gorduras boas e a aveia é boa para o funcionamento do intestino.

Receita de leite de amêndoas

O leite de amêndoas é uma ótima opção para quem é intolerante à lactose ou alérgico à proteína do leite, podendo ser utilizado na preparação de diversas receitas, no lugar do leite comum, deixando-as ainda mais saudáveis e nutritivas. Ótima opção para o café da manhã.

Receita de fudge de chocolate com pistache

O principal ingrediente dessa receita é o chocolate, um alimento rico em substâncias com ação antioxidante, gorduras boas, vitaminas e minerais. Ideal quando dá vontade de comer um doce.

Summary
Article Name
Castanhas brasileiras: conheça as variações e benefícios
Author
Description
Conheça os principais tipos de castanhas brasileiras, qual a recomendação de consumo e seus benefícios para a saúde. Veja como incluí-las na sua alimentação

Categorias -

Menu Blog
x