Chá verde ajuda a reduzir a gordura corporal

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

chá_verde_reduz_gordura_corporal

por Fernanda Chaves, nutricionista clínica e esportiva funcional

A maioria de nós, em vários momentos da vida, já tomou algum tipo de chá com o objetivo de aliviar algum sintoma ou desconforto, por estética ou apenas pelo hábito agradável e simples de tomar um chá.
As propriedades benéficas de algumas plantas são conhecidas há séculos, uma antiga tradição que chegou até nós. Com isso, o chá se tornou uma das bebidas mais populares e a segunda mais consumida depois da água. É uma alternativa saudável comparada a outras bebidas e podemos tomar em qualquer época do ano, seja um copo quente no inverno ou um chá frio ou gelado no verão. Mas, você realmente conhece os benefícios que o consumo de chá oferece à saúde? Conheça agora os efeitos benéficos do chá verde na redução da gordura corporal!

Como o chá verde reduz a gordura corporal

O chá verde, originado da planta Camellia sinensis, é muito estudado por possuir em sua composição as catequinas, especialmente o galato de epigalocatequina (EGCG), que em ação sinérgica com seus outros componentes oferece diversos benefícios não apenas para a redução de gordura corporal, mas também em relação à ação antioxidante e diurética, auxiliando no tratamento de doenças como diabete, dislipidemias e doenças ateroscleróticas, entre outras. O chá verde também apresenta naturalmente em sua composição a cafeína, que tem efeito estimulante e termogênico.

A catequina é um fitonutriente da família dos polifenóis e tem forte ação antioxidante. Está presente de forma natural em alguns alimentos e o chá verde é a principal fonte. Diversos estudos demonstram que os polifenóis presentes na planta do chá verde (Camellia sinensis) apresentam propriedades que atuam de forma benéfica à saúde. Toda sua funcionalidade teria demonstrado grande auxílio em tratamentos de obesidade e sobrepeso.

A cafeína é um composto químico do grupo das xantinas que tem importante ação sobre o sistema nervoso central. Quando usada em pequena dose, melhora a função cognitiva e a memória, acelera o metabolismo celular e auxilia no processo de emagrecimento.

Vários estudos científicos têm demonstrado a contribuição do chá verde na redução do peso corporal. As catequinas e a cafeína presentes no chá verde atuam na termogênese, aumentando a temperatura corporal e ajudando a aumentar o gasto energético, além de atuar no aumento da oxidação lipídica.

Para o chá verde é necessário o uso diário e contínuo e as dosagens diárias variam entre 3 a 6 xícaras do chá de infusão e 1 a 2 doses do chá solúvel. É importante conhecer a procedência dos chás solúveis e procurar saber se tem comprovação da presença de extrato. O excesso no consumo de chá verde pode ser prejudicial à saúde e não é recomendado o consumo após o início da noite por ter efeito estimulante e poder atrapalhar a qualidade do sono.

A conclusão da maioria dos estudos sobre chá verde é que ele é um forte aliado da saúde e do controle de peso, quando usado em equilíbrio e inserido em uma rotina saudável em que a boa alimentação e a prática de atividades físicas caminham lado a lado.

Summary
Article Name
Chá verde ajuda a reduzir a gordura corporal
Author
Description
Saiba como o chá verde reduz a gordura corporal e aproveite os benefícios dessa bebida milenar!
NATUELIFE
x