Cisteína: benefícios para saúde e alimentos fontes

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Cisteina

A cisteína, presentes nos alimentos, também está entre os nutrientes mais utilizados na composição de suplementos alimentares. É um aminoácido com características antioxidantes e detoxificantes. Também auxilia na formação da queratina, beleza e força da pele, cabelos e unhas e no ganho de massa muscular.


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O que é a cisteína?

A cisteína é um aminoácido não essencial que pode ser encontrada naturalmente na maior parte das proteínas, precursora muito importante do antioxidante glutationa, componente da beta-queratina e construtor proteico.

Para que serve a cisteína?

A cisteína, juntamente com a glicina e o gutamato, formam a glutationa, um poderoso antioxidante que ajuda a proteger o corpo contra os radicais livres. As propriedades desse antioxidante também ajudam a eliminar e proteger o cérebro e fígado de toxinas, tais como as do álcool, cigarro, poluição, medicamentos, entre outros.

Além disso, a glutationa também controla a ação de outros antioxidantes, como as vitaminas C e a vitamina E. Dessa forma, a ingestão adequada de cisteína é a forma mais segura para manter os níveis adequados de glutationa e, consequentemente, o bom funcionamento do sistema de defesa do organismo.

A cisteína é um componente da beta-queratina, uma proteína importante encontrada na pele, nos cabelos e nas unhas, e o suprimento adequado desse aminoácido garante a produção adequada da queratina, mantendo a saúde e a vitalidade dos cabelos, unhas e pele. Lembrando também que ainda auxilia na produção de colágeno, garantindo a firmeza e elasticidade da pele, cicatrização de feridas e reconstituição dos tecidos após lesões ou cirurgias.

Outra ação importante seria na recuperação muscular após esforço físico. Os músculos são basicamente constituídos por fibras proteicas. A cisteína, como todos os aminoácidos, é um construtor de proteínas, assim, o fornecimento adequado de cisteína também pode auxiliar no ganho de massa muscular e força.

Principais alimentos fontes de cisteína

  • Carnes
  • Aves
  • Ovos
  • Peixes
  • Produtos lácteos
  • Semente de girassol
  • Nozes
  • Soja
  • Brócolis
  • Pimentão vermelho e amarelo
  • Cebola e alho (também contém o aminoácido, porém, em menores quantidades)


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A cisteína é um aminoácido que exerce papel fundamental na manutenção das proteínas, além de ser precursora de um poderoso antioxidante.
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A cisteína é um aminoácido que exerce papel fundamental na manutenção das proteínas, além de ser precursora de um poderoso antioxidante.

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