Citrulina: Substância poderosa para seu exercício!

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

citrulina

A citrulina atua em importantes processos do organismo, é um componente do ciclo de excreção da ureia (tóxico para o organismo), ajudando na remoção de amoníaco e outras toxinas encontradas no sangue.

Encontrada nos alimentos, também pode ser consumida através de suplementos, trazendo benefícios tanto para performance, quanto no tratamento de algumas doenças.

O que é Citrulina?

A citrulina é um aminoácido produzido pelo organismo, sendo assim é conhecido por ser um aminoácido não essencial. A citrulina participa do ciclo da Ureia, junto à arginina e ornitina. Depois que ocorre a ingestão, a citrulina é transformada em arginina e é conduzida para os rins.

Como auxilia no Exercício Físico?

A suplementação de L- Citrulina aumenta a produção de óxido nítrico (NO), conhecida como uma substância , que tem uma importante função para:

  • Regulação do fluxo sanguíneo
  • Fornecimento de oxigênio
  • Favorecer o crescimento muscular
  • Acelerar a absorção de glicose das células do músculo durante o exercício
  • Contribuir para a melhora da performance esportiva.

Um estudo mostrou que a suplementação ajuda no aumento da produção de energia aeróbia, com o aumento na taxa de produção de ATP muscular durante o exercício e maior recuperação da fosfocreatina. Sendo assim, reduz a fadiga e melhora resistência na pratica de exercícios.

Quais alimentos são ricos em Citrulina?

  • Melancia (fornece em média 2,1mg citrulin/g por grama)
  • Algumas variedades de melões e abóboras
  • Legumes
  • Carnes
  • Nozes e amêndoas.

Os alimentos possuem citrulina porém em quantidades menores que na suplementação, que é forma mais eficaz para obter os benefícios.

Como tomar Citrulina?

A dosagem mínima que é recomendada é 3g, porém doses de 6g-8g mostram efeitos benéficos para a performance de atletas. A orientação sempre deve ser de acordo com objetivos, hábitos e características pessoais, sendo necessário um profissional da área da saúde para indicação individualizada.

Benefícios da citrulina:

  • Impede o declínio do desempenho muscular
  • Normaliza o metabolismo energético
  • Reduz a fadiga e fraqueza muscular
  • Melhora do desempenho Muscular.

Efeitos Colaterais

Apesar de não possuir efeitos colaterais concretos, deve ser utilizado conforme orientação do profissional da área da saúde para a utilização da suplementação.

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Citrulina: Substância poderosa para seu exercício!
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Citrulina uma substância que ajuda a melhorar a performance, reduzindo a fadiga e fraqueza muscular. Importante para vasodilatação e excreção de toxinas.
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