Como aumentar a imunidade?

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     1 Comentário

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O sistema imunológico é responsável por combater vírus e bactérias, protegendo o organismo de infecções. É comum utilizar a expressão “imunidade baixa”, para dizer que o sistema de defesa está fraco, portanto, suscetível a infecções. Por isso, é extremamente importante manter a “imunidade alta”, que pode ser feito através da alimentação e do consumo de suplementos, caso necessário.

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Vitamina para aumentar a imunidade

Muitos nutrientes podem contribuir para o aumento da imunidade, como:

  • Zinco: Repara tecidos e cicatriza ferimentos.
  • Glutamina: Fonte de energia para as células de defesa do organismo e antioxidante.
  • Vitamina C: Aumenta a quantidade de células de defesa, consequentemente prevenindo infecções.
  • Vitamina A: Ação anti-inflamatória.
  • Vitamina E:
  • Vitamina B6: atua na produção das células de defesa.
  • Vitamina D: exerce ação nas células de defesa, ajudando a prevenir doenças
  • Selênio: Antioxidante e anti-inflamatório.

Esses são alguns dos nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. É importante lembrar, que não são os nutrientes isolados que fortalecem nossa imunidade, e sim o equilíbrio de todos os nutrientes, dando atenção especial aos citados.

Alimentos para aumentar a imunidade

Sabemos que quando se trata de saúde a alimentação é uma das maiores aliadas que temos. É importante manter uma alimentação equilibrada, para manter a saúde do organismo.

Alimentos fonte de zinco:

  • Ostras
  • Camarão
  • Carne bovina
  • Frango
  • Peixe
  • Fígado
  • Grãos integrais, como aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, gergelim, entre outros
  • Castanhas
  • Cereais, como arroz, farinha de milho e cevada
  • Legumes
  • Tubérculos, como batata, mandioca, inhame, batata-doce.

Alimentos fonte de glutamina:

A glutamina é um aminoácido condicionalmente essencial, ou seja, produzido pelo organismo, mas em algumas situações, como estresse, excesso de exercícios e má alimentação, pode ter os estoques reduzidos, sendo necessário a suplementação. Os principais alimentos fontes são:

  • Carnes
  • Peixes
  • Ovos
  • Iogurte
  • Leite
  • Queijo
  • Feijão
  • Favas
  • Ervilhas
  • Repolho
  • Beterraba
  • Espinafre
  • Couve
  • Salsa

Alimentos fonte de vitamina C:

  • Frutas cítricas, como laranja e limão
  • Lichia
  • Manga
  • Goiaba vermelha
  • Mamão papaya
  • Abacaxi
  • Brócolis
  • Pimentão amarelo cru
  • Kiwi
  • Morango


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Alimentos fonte de vitamina A:

  • Cenoura
  • Abóbora
  • Fígado
  • Melão
  • Brócolis
  • Mamão
  • Manga
  • Pêssego
  • Beterraba
  • Alho
  • Alho poro
  • Lentilha
  • Melancia
  • Banana
  • Caqui
  • Gema de ovo
  • Damasco
  • Cereja

Alimentos fonte de vitamina E:

  • Óleo de soja
  • Óleo milho
  • Óleo girassol
  • Abacate
  • Gema de ovo
  • Vegetais folhosos (rúcula, couve, folha de brócolis, folhas de beterraba)
  • Cenoura
  • Chuchu

Alimentos fonte de vitamina B6:

  • Lentilha
  • Arroz integral
  • Semente de girassol
  • Soja
  • Banana
  • Cenoura
  • Abacate
  • Melão
  • Vísceras
  • Peixe
  • Frango
  • Gema de ovo
  • Nozes

Alimentos fonte de selênio:

  • Frutos do mar
  • Vísceras
  • Alho
  • Cebola
  • Milho
  • Cereais integrais (aveia, quinoa)
  • Cogumelo
  • Castanha do Pará
  • Ovo caipira

Além de manter uma alimentação saudável e priorizar os nutrientes citados, é importante dormir adequadamente, beber bastante água e evitar excesso de estresse.

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Como aumentar a imunidade?
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Confira aqui quais os melhores alimentos para aumentar a imunidade e como prevenir gripes e resfriados. Veja como acabar com a imunidade baixa.

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