Como cozinhar legumes sem perder os nutrientes

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Veja como cozinhar legumes sem perder nutrientes

Na hora de cozinhar legumes, o principal desafio é ter um alimento cozido, gostoso e com suas propriedades nutricionais preservadas. A maioria dos legumes costuma perder nutrientes ao entrar em contato direto com a água quente, por isso é sempre bom saber algumas dicas na hora de cozinhar.

As vitaminas do complexo B e a vitamina C são hidrossolúveis (solúveis em água) e acabam perdendo nutrientes na água quente. Além disso, há alimentos termossensíveis, ou seja, são muito sensíveis ao calor e perdem suas propriedades muito rapidamente.

Também existem legumes que possuem fatores antinutricionais, substâncias que diminuem muito a disponibilidade e absorção de vitaminas e minerais, por isso é preciso cozinhá-los para eliminar esses antinutrientes.

Como em todos os processos há perda de nutrientes, o importante é saber como amenizar isso. Siga as dicas abaixo e consuma os legumes de forma adequada e nutritiva.

Dicas para manter os nutrientes dos alimentos

  1. Lave bem os legumes antes de cozinhá-los.
  2. O melhor método para cozinhar legumes é a vapor. Essa maneira ameniza a perda de nutrientes e evita que o alimento fique em contato direto com a água.
  3. É preciso cozinhar os legumes no vapor por no máximo 5 minutos. Após esse tempo, os legumes começam a perder a crocância e as propriedades nutricionais. O ideal é que eles fiquem “al dente”.
  4. Procure cozinhar os legumes inteiros e com a casca (lave bem antes), que é protetora do alimento e evita a perda de nutrientes. Sempre que possível, consuma o legume com a casca e tudo, mas caso não consiga, retire a casca só após o cozimento.
  5. Procure consumir os legumes assim que finalizar o seu preparo. Quanto mais o tempo passar, mais oxidados serão os nutrientes.

Como cozinhar legumes no vapor

Existem panelas específicas para cozinhar legumes no vapor, mas caso não tenha um utensílio como esse, você pode improvisar: encha uma panela grande com água e coloque acima dela um cestinho (que seja fácil de manusear) com os legumes. Assim, eles não terão contato com a água e os nutrientes serão preservados.

Agora, mão na massa e bom apetite!


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Como cozinhar legumes sem perder os nutrientes
Author
Description
Você sabia que quando cozinhamos os legumes eles acabam perdendo alguns nutrientes? Veja como é possível amenizar esta perda de nutrientes nos alimentos. - NatueLife
Menu Blog
x