Como engordar com saúde

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Proteínas

É muito comum as pessoas fazerem dieta para emagrecer e perder alguns quilinhos indesejados. No entanto, por outro lado, há pessoas que lutam para ganhar peso e que buscam por dieta para engordar. E nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que pessoas muito magras possuem o metabolismo acelerado, não conseguem obter todas as suas necessidades calóricas no dia, apresentam desequilíbrios hormonais ou ficam muito tempo sem se alimentar.


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Dieta para ganhar peso

Com o objetivo de ganhar peso, muitas pessoas acabam consumindo alimentos calóricos, ricos em açúcar e gorduras, como doces e fast food, que podem sim engordar, mas também aumentam o risco para diversas doenças, portanto, o conceito de alimentação saudável deve valer para todos, sem exceção. Sendo assim, a dieta para engordar deve priorizar o consumo de alimentos para engordar que ajudam a repor o gasto calórico de maneira saudável e eficaz. Veja o que incluir no cardápio:

  • Proteínas: são essenciais para o ganho de massa magra e ajudam na recuperação dos músculos no pós-treino. Podem ter origem animal (carnes em geral, peixes, clara de ovo, iogurte e queijos) ou ser proteína vegetal (tofu, grão-de-bico, tofu, proteína do arroz e ervilha).
  • Gorduras boas: colaboram para aumentar o valor energético de forma saudável. Estão presentes nos peixes, azeite extravirgem, óleo de coco, abacate, sementes de linhaça e girassol e oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes.
  • Carboidratos: fornecem energia para o corpo, além de regular o metabolismo proteico. Invista em boas fontes deste nutriente, evitando o carboidrato simples, com alto índice glicêmico. Prefira os cereais integrais, tubérculos, como batata-doce e inhame, e leguminosas.
  • Alimentos integrais: são fontes de fibras e ajudam no bom funcionamento do intestino, além de evitarem picos de glicose no sangue. Inclua no cardápio arroz, farinhas integrais, pães e massas integrais, que são opções mais saudáveis do que as versões refinadas.
  • Frutas, legumes e verduras: são fontes de vitaminas, minerais e fibras importantes para o bom funcionamento do organismo.

Vitaminas para engordar

Não existem vitaminas para engordar, já que estes micronutrientes não fornecem calorias, portanto, não influenciam no ganho de peso. No entanto, vitaminas e minerais devem fazer parte de um plano alimentar saudável e equilibrado, principalmente de uma dieta da engorda.

Suplementos para engordar

Além da alimentação, alguns suplementos podem ser indicados para complementar as necessidades diárias de alguns nutrientes, além de favorecer o aumento do peso. Os suplementos para ganhar massa muscular mais consumidos são os hipercalóricos, compostos por carboidratos, proteínas, gorduras boas, além de vitaminas e minerais.

Muitas pessoas querem saber como engordar rápido ou até mesmo como engordar em uma semana, no entanto, assim como para quem quer emagrecer, esse processo não acontece do dia para a noite. Além dos ajustes na alimentação, a prática de exercícios físicos é essencial para ganhar peso, principalmente a musculação. Sendo assim, recomenda-se seguir a orientação de um nutricionista e de um educador físico para atingir os seus objetivos de maneira saudável e com eficiência.


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Como engordar com saúde
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Saiba como engordar de maneira saudável e eficiente, com o consumo de alimentos e suplementos adequados, além da prática de atividade física
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