Como evitar a desidratação

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

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Artigo de especialista – Heloiza Muniz*

O corpo humano adulto é formado por mais de 60% de água. A principal função da água em nosso corpo é transportar oxigênio e sais minerais. A água também auxilia no funcionamento do intestino, aumenta a saciedade, melhora a hidratação da pele e dos cabelos, auxilia na regulação de temperatura do corpo e melhora a função renal.


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Hidratação na atividade física

Com relação à prática esportiva e ingestão de água, é importante saber que ao transpirar muito, você elimina, além de água, eletrólitos (sódio e potássio). É necessário repor esses eletrólitos com a água, a fim de evitar a desidratação e o cansaço.
Muitas pessoas procuram transpirar bastante durante a atividade física para perder peso. Porém, durante o exercício há perda apenas de água e eletrólitos, e não de gordura. Perder mais que 2% de seu peso inicial já indica desidratação.

Como evitar a desidratação no verão

Em dias muito quentes ou ao praticar um exercício físico, procure beber muita água. Duas horas antes do início da atividade, beba cerca de 500ml de líquidos.

Durante a atividade, beba de 150 a 250ml de líquidos a cada 15 a 20 minutos.

Ao término da atividade, reponha 150% do peso perdido na forma de líquidos.

Para os demais dias, em que não praticar exercícios físicos, a recomendação do Ministério da Saúde é de 2 litros de água por dia. Também há uma fórmula, em que a recomendação é mais individual. Basta multiplicar seu peso por 35. Assim, um adulto com 70 kg, deverá ingerir 2450ml de líquidos por dia.

Apenas a água basta para evitar a desidratação?

Como dito anteriormente, perdemos água, sódio e potássio com a transpiração. Portanto, beber somente água não irá devolver os eletrólitos perdidos. Isotônicos são uma boa opção, pois possuem de 6 a 8% de carboidrato (o que deixa a absorção mais rápida), além de sódio e potássio. Água de coco também é uma excelente e bem completa opção. Para quem deseja emagrecer, atente-se à quantidade de carboidrato ingerida com o isotônico ou a água de coco. Essa quantidade deve fazer parte de seu plano alimentar.

*Heloiza Muniz é nutricionista graduada pela PUC-Campinas, pós-graduada em bioquímica, fisiologia, treinamento e nutrição desportiva pela Unicamp, professional Coach Certification pela SLA Coaching e autora do blog de nutrição heloizamuniznutri.blogspot.com. IG @heloizanutri


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No verão, os cuidados com a hidratação merecem ainda mais atenção. Clique e saiba como evitar a desidratação!
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