Como fazer agachamento?

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

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Artigo de especialista – Renato Santiago*

É muito comum ouvirmos pessoas falando que se machucaram fazendo agachamento, inclusive com queixas de dores lombares e nos joelhos. Mas, afinal, o agachamento é um poderoso exercício ou um grande risco para o seu corpo? Na verdade, é um ótimo exercício que acaba sofrendo rejeição por falta de conhecimento.

Em quase todos os esportes – e até mesmo no dia a dia –, agachar é um movimento natural e fundamental para o corpo. Por que, então, não aperfeiçoá-lo, já que é tão importante?

agachamento livre recruta vários músculos, como: anteriores e posteriores de coxa, panturrilhas, glúteos, abdominais e lombares, exigindo equilíbrio muscular intenso.

No agachamento profundo, o número de recrutamento de fibras muscular é maior, ocasionando maior ganho de potência e força máxima se comparamos com o agachamento até 90º graus.

Muitos estudos têm mostrado que as forças compressivas no joelho diminuem após 90º graus de amplitude, o mesmo ocorre na região lombar em decorrência de uma leve flexão do torso.

Mas se o agachamento é tão bom assim, porque é tão mal falado? É que a execução desse exercício é complexa, exige equilíbrio muscular e coordenação, e necessita que o aumento de carga seja gradual, com atenção constante ao movimento, não importa o quão forte você seja!

Esse movimento é para pessoas avançadas. São necessários meses de trabalho para chegar ao agachamento livre profundo: o praticante precisar ter músculos desenvolvidos e uma boa percepção do movimento.

Para o movimento do agachamento:

  • Sempre comece com carga baixa e aumente de forma gradual.
  • Pernas afastadas, depois da linha dos ombros, ponta do pé levemente para fora.
  • Coluna ereta e sempre com o músculo abdominal contraído.
  • Agache jogando o quadril para trás e o joelho seguindo a ponta dos pés. À medida que for descendo, incline um pouco o tronco para frente.
  • Retorne à posição inicial, sempre com o abdominal contraído.

Evite erros comuns no agachamento:

  • Não jogue o quadril para trás.
  • O quadril não deve começar a sair para um dos lados.
  • Os joelhos não devem seguir a ponta dos pés, dobrando para dentro ou para fora, pois isso provoca leve torção.

*Renato Santiago é bacharel em Educação Física, pós-graduado em Marketing e Administração Esportiva, personal trainer e fundador da Hora do Treino.

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