Entre em forma mesmo sem tempo ou dinheiro

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

em_forma_capa

Para ter mais saúde e bem-estar, muitas pessoas têm buscado manter o corpo em forma e queimar os quilos indesejados. Mas engana-se quem pensa que para isso é preciso gastar muito dinheiro ou passar horas na academia. Acredite, dá para se exercitar em pequenas atividades diárias, de forma leve, divertida e o melhor: gastando pouco.
“Exercícios simples, que utilizam o próprio corpo, podem ser praticados em parques, praças e praias, como caminhar e andar de bicicleta, que são excelentes alternativas. No trabalho, você pode trocar o elevador pelas escadas. Nas atividades domésticas, pode passear com o cachorro. Tudo isso são exemplos que ajudam a aumentar o gasto calórico sem grandes gastos financeiros”, explica Mauro Guiselini, professor da graduação em Educação Física do Complexo Educacional FMU.

Academia em casa

Nina de Moraes, criadora da página Fitness de Pobre, no Facebook, coloca na prática as dicas do educador físico. Quando estava desempregada, percebeu que era possível se exercitar utilizando recursos simples do dia a dia e concluiu que poderia ajudar pessoas com a mesma condição financeira a não desanimarem. “Acredito que até fazendo faxina com música dá para se mexer, indo a pé onde for possível em vez de ir com algum meio de transporte. O importante é não ser sedentário e melhorar a qualidade de vida, e isso não demanda gastos”, conta.

+ VEJA 5 MANEIRAS DIVERTIDAS DE ENTRAR EM FORMA

No entanto, a prática de atividade física sem a orientação de um personal trainer exige alguns cuidados. Segundo Guiselini, a recomendação básica é estar liberado pelo médico, não ser portador de doenças do sistema cardiovascular e respiratório ou ter limitações musculoesqueléticas. Também é importante estar atento a desconfortos ou dores preexistentes na coluna e articulações dos tornozelos, joelhos e quadril. “Se o praticante está inativo, ou seja, é sedentário, ou está acima do peso recomendado, é fundamental iniciar de forma progressiva: três vezes por semana, se possível em dias alternados. De 20 a 40 minutos é o tempo recomendado para iniciar o programa de exercícios”, explica o docente.

Como fazer exercícios em casa

ATIVIDADES AERÓBIAS (CAMINHAR, TROTAR E ANDAR DE BICICLETA): são eficazes para tornar o coração mais forte e resistente. Manter uma frequência cardíaca em torno de 110/120 batimentos por minuto consome cerca de 5 a 7 kcal/min (uma pessoa com cerca de 70 kg).

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO, ABDOMINAIS, FLEXÕES DE BRAÇOS E AGACHAMENTO: são exercícios recomendados para fortalecer os músculos das pernas e abdome, além de melhorar a postura. O gasto calórico é cerca de 3 a 5 kcal/min.

Para entrar em forma: mantenha o ritmo

A prática de atividade física aliada à alimentação saudável e equilibrada oferece benefícios que vão muito além da estética. Por isso, respeite o seu tempo e saiba entender o ritmo do seu corpo. “Não tenha pressa, tome cuidado com a ansiedade e não queira ficar ‘em boa forma em 30 dias’. Não acredite em propostas milagrosas – dietas radicais e exercícios vigorosos podem não ser para você”, ressalta Guiselini.

 

Aprenda a escutar seu corpo: sempre que algo não vai bem o corpo avisa, dá sinais.

Dor muscular tardia, que acontece no dia seguinte ou após dois dias de treino, é comum, tende a desaparecer nos próximos dias; quando a dor permanece por mais tempo é importante observar se não há exagero.

Para ter saúde por meio da prática de exercícios físicos é necessário ter paciência.

Summary
Article Name
Entre em forma mesmo sem tempo ou dinheiro
Author
Description
Como fazer exercícios em casa: com algumas dicas simples, você pode entrar em forma mesmo sem tempo ou dinheiro.
Menu Blog
x