Como iniciar um plano de nutrição esportiva

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

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Artigo de especialista – Karina Ribeiro*

Para a elaboração do plano alimentar de um esportista, é necessário realizar uma avaliação nutricional completa que consiste em:

  • Avaliação da composição corporal (percentual de gordura e massa magra).
  • Avaliação dos hábitos alimentares.
  • Avaliação de sinais e sintomas clínicos.
  • Avaliação de exames laboratoriais e do uso de medicamentos (se houver).
  • Avaliação do estilo de vida.
  • Avaliação do tipo de atividade física realizada, período de duração, intensidade, frequência, período do dia, objetivos (estéticos, melhoria na performance física, dentre outros).

O nutricionista é o profissional habilitado para a elaboração do plano alimentar personalizado, levando em consideração os fatores citados acima. As orientações nutricionais básicas válidas para qualquer modalidade esportiva são:

  • Ficar atento à hidratação.
  • Fracionar as refeições ao longo do dia (em média 6 refeições ao dia em um intervalo de 3 em 3 horas e, em alguns casos, de 2 em 2 horas).
  • Realizar refeições pré e pós-treino (a refeição pré-treino tem como objetivo   fornecer energia para o exercício e evitar a fadiga que consequentemente leva à queda no desempenho. A refeição pós-treino favorece a recuperação muscular e a reposição dos nutrientes perdidos durante o exercício).
  • Consumir frutas e hortaliças, pois são fontes de fibras, vitaminas, minerais e compostos funcionais, responsáveis por melhorar o funcionamento intestinal e a imunidade, além de participar da contração muscular e ter função antioxidante (que previne a lesão das células).

Em alguns casos, pode ser necessária a inclusão de suplementos alimentares como hipercalóricos, BCAA, whey protein, polivitamínicos, termogênicos, dentre outros. O uso de suplemento deve ser bem orientado, já que não substitui uma alimentação equilibrada e quando mau usado pode acarretar em consequências, como sobrecarga renal.

Lembre-se: variedade, equilíbrio e moderação são os preceitos para uma alimentação saudável, que consequentemente garantirá uma boa performance física.

*Karina Ribeiro – Nutricionista é graduada em Nutrição pela PUC, especialista em Nutrição Funcional e pós-graduanda em Nutrição Esportiva.


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Como iniciar um plano de nutrição esportiva
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Plano de nutrição esportiva é fundamental para potencializar os resultados da atividade física.
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