Como manter cabelos e unhas saudáveis?

5 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

cabelo_unha_saudáveis

Cabelos e unhas são dois quesitos extremamente valorizados pelas mulheres, que passam horas e horas no salão para deixar as madeixas mais bonitas e sedosas e as unhas feitas e coloridas! Porém, o que muitos esquecem é que cabelos e unhas podem revelar muito sobre como anda a saúde. Isso mesmo! Tanto os cabelos quando as unhas podem revelar a presença de possíveis doenças e até mesmo carências nutricionais, uma vez que quando isso ocorre eles podem ficar fracos, quebradiços e opacos.

Para manter os cabelos e as unhas saudáveis não basta visitar o salão de beleza toda semana. Apresentar uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para garantir o aporte de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Além disso, quanto mais colorido o prato, melhor! Isso porque as cores dos alimentos revelam a presença de um nutriente específico, por exemplo, alimentos vermelhos (como tomate e morango) são ricos em licopeno, alimentos marrons (nozes, castanhas e cereais integrais) são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e E, e assim por diante. Então o ideal é variar e comer de tudo um pouco!

Dessa forma, dietas restritivas estão fora de cogitação! Isso porque elas podem causar deficiência de nutrientes, deixando os cabelos e as unhas enfraquecidos, quebradiços e opacos, além de ocasionar diversos problemas de saúde.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Nutrientes x cabelos e unhas

Dentre os mais diversos nutrientes da dieta, alguns apresentam uma relação específica com os cabelos e unhas. Entre eles podemos citar as vitaminas C, E, aminoácidos e biotina (juntamente com as outras vitaminas do complexo B), que são importantes para a síntese de queratina e outras proteínas, como o colágeno, que são importantes para o crescimento dos cabelos e unhas.

Já a deficiência de cálcio, zinco e cobre podem deixar cabelos e unhas frágeis e quebradiços, promover a queda de cabelo e o surgimento de manchas brancas nos fios, respectivamente.

Além de tudo isso, o estado de desnutrição (falta de proteínas e ácidos graxos) pode deixar os cabelos mais finos e sem brilho e interromper o crescimento dos fios e das unhas.

O que incluir na dieta para deixar cabelos e unhas saudáveis?

Como já dissemos, apresentar uma alimentação equilibrada e variada é fundamental. Confira as fontes alimentares dos principais nutrientes envolvidos com a saúde e beleza dos nossos cabelos e unhas:

  • Ostra, legumes, carne vermelha e nozes para garantir boas quantidades de zinco.
  • Carnes magras, peixes e aves, devido ao alto teor de proteína.
  • Peixes de água fria (como sardinha, arenque e salmão), linhaça, castanhas, nozes, óleos vegetais, para garantir a quantidade de ácidos graxos essenciais.
  • Levedo de cerveja, ovo, salmão e fígado, para garantir o aporte de biotina.
  • Ostras cozidas, amêndoas, grãos de girassol, chocolate amargo e lentilhas para adquirir cobre.
  • Alimentos integrais para obter a niacina (aminoácido).
  • Grãos integrais, vegetais de folhas verde-escuras e sementes, para garantir a vitamina E.
  • Frutas cítricas (laranja, acerola, kiwi, abacaxi, limão), pimentão amarelo, morango e mamão, para adquirir a vitamina C.

Cuidado! Alterações na aparência dos cabelos e unhas também podem estar relacionadas com algumas doenças. Por isso, consulte sempre um médico ou nutricionista.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Como manter cabelos e unhas saudáveis?
Author
Description
Quer saber como manter seus cabelos e unhas bonitos e também saudáveis? É fácil! Fique por dentro!
Menu Blog
x