Descubra como não engordar no Outono e aproveitar a estação

6 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Como não engordar

A nova estação já chegou e com ela não só as folhas caem no quintal. O outono é estação que está entre o verão e inverno por isso é considerada a estação de temperaturas mais frescas durante o dia e durante o anoitecer as temperaturas vão diminuindo.

É normal também nessa época de o ano ter uma maior tendência a desidratação de mucosas e do organismo em geral, acúmulo de gorduras e até problemas respiratórios, que podem ser prevenidos através de alguns cuidados com alimentação.

O consumo de comidas típicas da estação como fondues, queijos e vinhos aumenta, o problema é que muita gente abusa e acaba engordando por não aproveitar o que a estação tem de melhor, as frutas. 

Então, como não engordar no outono? Confira as dicas que separamos para você!

Outono e corpo

O outono acontece de 20 de março até dia 20 de junho é normal durante esse período temos temperaturas mais amenas na parte do amanhã, e quando chega à noite fica frio.

Com o frio gastamos mais energia, pois o organismo se esforça para manter a temperatura corporal estável e com isso por consequência desse processo temos o aumento do apetite, então compensamos essa demanda energética comendo alimentos em sua maioria calóricos e com gordura pois trazem a sensação de conforto.

Evite alimentos calóricos e gordurosos

Com a chegada do frio é normal que se queira comer mais, principalmente comidas mais pesadas como massas, carnes e sobremesas de chocolate.

Para não engordar aqueles quilos extras é necessário reduzir o consumo de alimentos gordurosos e calóricos que não fazem parte da sua dieta diária, o segredo está em controlar o que ingerimos.

Não podemos esquecer que a gorduras são importantes como fonte de energia e de outras atividades que são realizadas pelo nosso organismo. Só tome cuidado com o excesso de alimentos e, caso queira experimentar comidas mais gordurosas, contente-se com porções pequenas.

Estação frutífera

Por conta da temperatura mais amena, as folhas e frutas, que já estão bem maduras, começam a cair no chão naturalmente. Por isso também é conhecida como a “estação das frutas”, devido à grande variedade de iguarias encontradas no período.

Frutas da época são mais doces, enquanto as verduras apresentam coloração mais viva e aromas mais intensos. Como são colhidos em seu ponto alto de sabor e nutrientes, os alimentos sazonais são mais saudáveis e dão excelentes resultados na cozinha.

Frutas da estação

  • Abacate
  • Abacaxi
  • Banana
  • Caqui
  • Coco
  • Goiaba
  • Laranja
  • Limão
  • Maça
  • Mamão
  • Maracujá
  • Pera

São muitas as opções para se deliciar nessa estação e ainda contribuir para sua saúde.

As frutas são ricas em vitaminas e minerais que participam de processos fisiológicos do corpo, trazendo benefícios como crescimento e fortalecimento de ossos e dentes, cabelos e unhas, pele entre outros processos que atuam de forma direta ou indireta.

Portanto consumir alimentos quentes e gordurosos não é o problema durante o outono, é sim uma maravilha desde que seja feito com moderação em porções pequenas, que irão saciar sua vontade sem excessos.

Manter uma alimentação equilibrada no outono é uma escolha sua que faz a diferença para resto do ano, comece já a colar em pratica!

Summary
Article Name
Descubra como não engordar no Outono e aproveitar a estação
Author
Description
Descubra como não engordar e quais alimentos consumir para manter a dieta durante o outono e aproveitar a estação da melhor forma possível.

Categorias -

Menu Blog
x