Como reduzir o consumo de carne de uma maneira saudável

1 mês atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

consumo de carne

Mudanças muito repentinas na alimentação podem ocasionar desvios nutricionais importantes, e em relação a diminuição do consumo de carne é a mesma coisa, por isso muitas pessoas têm dúvidas de como reduzir ou parar de comer carne de forma saudável e quais os benefícios que esse novo estilo de vida pode proporcionar.

Ao contrário do que se fala, começar uma transição de uma alimentação não é rápido, por isso confira quais os benefícios e dicas para iniciar essa mudança!

Porque reduzir o consumo de carne?

São muitas as motivações que podem estar relacionadas com a diminuição de carne, entre elas as principais são de filosofias que defendem a causa animal, mas existem outras que se tornam ligados a diminuição de carne

  • Saúde
  • Sustentabilidade
  • Maior contato com a natureza por meio da alimentação
  • Oportunidade de aprender receitas e descobrir novos alimentos

Equilibrar é essencial

Culturalmente os brasileiros são pessoas que consomem muita carne durante a vida, talvez a mesma esteja perto de ser incluída em todas as refeições do dia, então retira-la de uma só vez pode ser uma tarefa difícil e que gere desistência.

Começar aos poucos traz equilíbrio para adaptações do seu corpo e também é melhor para facilitar a introdução de novas fontes de proteínas como as leguminosas.

Adapte seu paladar, aos poucos adicione um punhado de lentilhas à mistura de carne de bovina, desta maneira você estará adaptando um pouco seu paladar ao sabor.

Não adianta substituir a carne que você comeria antes por massas, carboidratos ou alimentos muito processados, porque o intuito não é só o bem-estar animal, mas trazer benefícios para saúde.

Segunda sem carne

A Segunda Sem Carne é uma campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

O movimento propõe conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre a sociedade, os animais, a saúde e o planeta.

O objetivo é incentivar a redução do consumo de carne e, consequentemente, o aumento do consumo de leguminosas, frutas, cereais e verduras, como recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.

Como segunda-feira é conhecido mundialmente como o dia para se iniciar coisas novas, e de modo geral o consumo de carnes dos brasileiros aumenta no final de semana, a estratégia utiliza desse dia para melhorar aderência das pessoas.

É hora de começar

Começar é não é uma tarefa fácil mais a partir do momento em que se decidi reduzir o consumo de carnes e substitui-la pelo consumo de vegetais.

Também é descoberto uma nova forma de se alimentar e de descobrir novos sabores e receitas, despertar do paladar a partir do novo e da redução.

Em vez de pensar no que você não vai comer, pense no que vai comer!

Confira algumas opções para substituir a carne:

  • Tofu (“leite” de soja é coagulado)
  • Tempeh (feito de soja fermentada)
  • Proteína texturizada de soja
  • Seitan (“carne de glúten”)
  • Feijão e outras leguminosas (grão de bico, lentilha, soja, etc)
  • Cogumelos
  • Jaca verde

Você pode dar passos pequenos até chegar ao seu objetivo de redução.

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Como reduzir o consumo de carne de uma maneira saudável
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Aprenda dicas de como reduzir o consumo de carne de maneira saudável e ter um novo estilo de vida, com benefícios para você e meio ambiente.

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