Como se alimentar corretamente durante a gestação

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

gestação

A fase mais importante na vida de uma mulher é durante a gestação. Neste período, as futuras mamães passam por um momento sensível e com toda a atenção voltada para o neném que está se desenvolvendo dentro do seu corpo. Tudo o que a mãe consome é passado para o bebê e é importante para o seu desenvolvimento saudável. Por isso, o cuidado durante as refeições deve ser dobrado, principalmente porque alguns alimentos têm potencial ação abortiva ou podem causar mal-estar.
Para esclarecer as principais dúvidas das futuras mamães, batemos um papo com a nutricionista Carolina Favaron. Confira:

NatueLife – Quais alimentos as gestantes precisam priorizar? E por quê?
Carolina Favaron – A alimentação deve ser rica em alimentos naturais, de preferência orgânicos, priorizando o consumo de cereais integrais, frutas e vegetais, que são ricos em nutrientes importantes para o desenvolvimento saudável dos bebês. Quanto mais variada a alimentação da gestante, maior será a oferta de nutrientes para o bebê.

NatueLife – Quais não devem ser priorizados ou consumidos?
Carolina Favaron – Deve-se evitar o consumo de cafeína, alimentos refinados, doces, frituras, refrigerantes e outros alimentos sem valor nutritivo. A mamãe deve sempre se lembrar que tudo que consome será passado para o bebê, por isso deve ter uma alimentação regrada e saudável. Alguns chás também precisam ser evitados durante a gestação por ter potencial ação abortiva, como boldo e canela. Antes de consumir qualquer chá, é importante consultar o médico.  A canela, de todas as formas, é abortiva e não deve ser consumida.

NatueLife – Bebidas alcoólicas são permitidas durante a gestação? Se não, por quê?
Carolina Favaron – O consumo de bebida alcoólica deve ser evitado durante a gestação, pois o álcool, além de gerar deficiências de nutrientes, pode ultrapassar a placenta e prejudicar o desenvolvimento do bebê.

NatueLife – É aconselhável continuar tomando suplementos durante a gestação? Se não, por quê?
Carolina Favaron – Depende do tipo de suplemento. É comum o uso de complementos vitamínicos para suprir a demanda de nutrientes da mãe e do bebê, que aumenta nessa fase. Já os suplementos esportivos não são indicados na gestação. Antes de consumir qualquer suplemento, que já tomava ou não, é preciso obter autorização médica.

NatueLife – E no pós-parto? Pode tomar suplementos?
Carolina Favaron – Os suplementos de vitaminas e minerais, normalmente receitados pelo médico ou nutricionista, podem continuar no período pós-parto. Os suplementos esportivos, emagrecedores, entre outros, somente após autorização do médico ou do nutricionista.

NatueLife – Qual é a recomendação para mães obesas?
Carolina Favaron – O ganho de peso deve ser bem acompanhado na gestação de mulheres obesas, já que pode trazer complicações no parto e para o bebê. É preciso ter cuidado extra com a alimentação, preferindo alimentos naturais, com baixo teor de sódio e açúcar, evitando os industrializados e fracionando as refeições. O objetivo não é perder peso, já que na gestação não é indicado, mas evitar o aumento excessivo de peso e as possíveis complicações.

Summary
Article Name
Como se alimentar corretamente durante a gestação
Author
Description
Veja quais são os principais cuidados que precisam ser tomados na alimentação durante a gestação. - NatueLife
Menu Blog
x