Como ser vegetariano

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Como ser vegetariano

Tornar-se vegetariano não significa apenas parar de comer carne e aumentar o consumo de produtos de origem vegetal. Mudanças muito repentinas na alimentação podem ocasionar desvios nutricionais importantes e até mesmo favorecer o aparecimento de doenças.

Há inúmeras vantagens no consumo de alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, sementes e oleaginosas. Eles são, em sua maioria, ricos em fibras que auxiliam na melhora do trânsito intestinal, estão envolvidos no controle do colesterol, melhoram a absorção de cálcio além de atuarem no metabolismo de gorduras e açúcar.

Além das fibras, os vegetais são importantes fontes de antioxidantes, substâncias que atuam no combate ao envelhecimento precoce, na melhora do sistema imunológico e são fundamentais para manter o equilíbrio do organismo.

Ao contrário do que se pensa, alguns vegetais também são ótimas fontes de proteína, como os cogumelos e as leguminosas. No entanto, cabe ressaltar que o consumo isolado desses alimentos pode não suprir todas as necessidades proteicas de um indivíduo.

Apesar de todos os benefícios, a alimentação do vegetariano, em alguns casos, deve ser suplementada, devido à possibilidade de carência de alguns nutrientes, como por exemplo o ferro, cujas maiores fontes são de origem animal, e a vitamina B12, que não é encontrada nos vegetais. Por isso, a dieta vegetariana deve ser variada, para que contemple as necessidades nutricionais e, se necessário, realizar a suplementação de nutrientes específicos.

Dicas para se tornar vegetariano

  • Caso sinta dificuldade de adaptação, não exclua os alimentos de origem animal de uma única vez. Comece retirando as carnes em um dia da semana e vá aumentando a frequência conforme se sentir à vontade.
  • Tenha um cardápio variado e evite a monotonia alimentar. Conheça outras opções de preparações, como hambúrguer vegetariano, nuggets de legumes, entre outros.
  • Quando sair para comer, procure conhecer antes as opções de restaurantes onde você encontrará pratos vegetarianos.
  • Tenha sempre um lanche na bolsa para os casos de emergência.
  • Não fique frustrado. Cada pessoa leva um tempo diferente para se adaptar à nova dieta, não existe uma regra.
  • Se possível, procure um nutricionista que possa acompanhar sua nova rotina alimentar e adequar a oferta de nutrientes.
Summary
Article Name
Como ser vegetariano
Author
Description
O vegetarianismo tem ganhado cada dia mais adeptos. Saiba como se tornar vegetariano e as vantagens desse tipo de dieta. Confira aqui.

Categorias -

Menu Blog
x