Como ter melhores resultados nos treinos

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     1 Comentário

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Artigo de especialista – Fernanda Andrade*

O condicionamento físico da população está bem abaixo do esperado. O estilo de vida atualmente adotado pela maioria das pessoas está norteado pelo sedentarismo, que aliado ao uso crescente da tecnologia leva milhares de pessoas à inatividade.

As atividades físicas colocam o seu corpo em movimento. Melhores resultados nos treinos são obtidos com Programas de Exercícios Físicos, em que deve-se dar atenção aos exercícios aeróbios e musculares. Essa preocupação é primordial, já que quando estamos sedentários perdemos força – decorrente da não utilização dos músculos com frequência – e prejudicamos nosso sistema cardiorrespiratório. Isso causa o surgimento de doenças ao longo dos anos.

Estratégias para turbinar seu condicionamento físico dão melhores resultados nos treinos

Para melhorar o condicionamento físico são recomendados exercícios integrados, como circuito de exercícios, aeróbios e musculares.

Exercícios aeróbios que melhoram o seu condicionamento físico: caminhas, trotes, treinos de mudanças de velocidades entre trotes e caminhada, pedalar, nadar, correr e patinar.

Exercícios musculares para melhorar o seu condicionamento físico: musculação, exercícios funcionais e ginástica localizada.

Os treinos integrados, que trabalham exercícios aeróbios e musculares, são muito interessantes, já desenvolvem as duas capacidades físicas, musculares e aeróbia. Alguns exemplos são os treinos com Kettlebell, equipamento muito eficiente para melhorar o condicionamento físico, treinos de Crossfit e treinamento funcional.

Os melhores exercícios vão depender do atual nível de condicionamento físico que você está. Para indivíduos sedentários, são recomendadas atividades para melhor se adaptar ao treinamento, como natação, musculação, caminhas, ginástica localizada e pedalar. Essas atividades vão preparar o seu corpo para treinamentos mais específicos, principalmente porque é muito importante obedecer a uma progressão de cargas e intensidade dos treinos. Primeiro preparamos o organismo e após isso aumentamos gradativamente a intensidades dos treinos.

Resultados mais expressivos são obtidos quando são realizadas avaliações de movimento e cardiorrespiratória para que o treinador possa traçar um plano de treino mais eficiente e adequado ao seu condicionamento físico.

Quantidade recomendada de exercícios físicos

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), para obter condicionamento físico e benefícios importantes à saúde um adulto precisa realizar:

Primeira opção: realizar atividades de fortalecimento muscular em dois ou mais dias na semana que trabalhem todos os grupos musculares principais e 150 minutos semanais de exercícios físicos aeróbicos de intensidade moderada, como caminhada rápida (para pessoas com menos condicionamento físico) ou jogging leve (para pessoas com mais condicionamento físico).

Segunda opção: 75 minutos semanais de exercícios físicos de intensidade vigorosa, mistura equivalente de exercícios físicos moderados ou vigorosos (aeróbio e muscular, como circuitos de exercícios, Kettlebell e treinamentos funcionais).

Para obter mais condicionamento físico e benefícios à saúde ainda maiores: realize exercícios de fortalecimento muscular em dois ou mais dias na semana que trabalhem todos os grupos musculares principais e 300 minutos semanais (5 horas por semana) de exercícios físicos aeróbicos de intensidade moderada, como caminhada rápida (para pessoas com menos condicionamento físico) ou trote (para pessoas com mais condicionamento físico).

Quarta opção: reserve 150 minutos (1h30) por semana para praticar exercícios físicos de intensidade vigorosa, como corrida.

É muito importante a orientação e a prescrição do treinamento por um educador físico, profissional que tem uma formação em fisiologia, cinesiologia, biomecânica e conhece os princípios de treinamento para formatar o melhor treino de acordo com a sua aptidão física, condicionamento físico atual, idade, sexo e condições de saúde.

*Fernanda Andrade é personal trainer e coch esportiva. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício, Mestranda em Ciências da Saúde e CEO Prime da Consultoria Esportiva.

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Para ter melhores resultados nos treinos, é importante seguir estratégias para turbinar seu condicionamento físico.
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