Condromalácia Patelar tem cura?

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

 

 Condromalácia Patelar

 

Artigo de especialista – Alexandre Bento*

 

O termo Condromalácia significa “Amolecimento da Cartilagem” e é uma doença muito mais comum do que imaginamos. Contudo, como os sintomas podem levar anos para aparecer, isso pode dificultar o diagnóstico e o tratamento. A Cartilagem lesada tem um potencial pequeno de cicatrização devido às propriedades do tecido cartilaginoso, que é composto por fibras de cartilagem hialina, por condrócitos e água, mas, não possui vasos sanguíneos como os outros tecidos e, por este motivo, sua possibilidade de regeneração é praticamente nula.

Mas, sabia que a Condromalácia Patelar atinge, em média, 15 a 33% da população adulta e 21 a 45% dos adolescentes? Por isso, é bom ficar atento!

Qual a função da cartilagem da patela?

A cartilagem é um tecido elástico que tem como função amortecer pressões que são aplicadas na mesma todos os dias, além de sustentação e mobilidade das articulações. Com um caráter flexível, a mesma permite uma absorção de impactos e suavidade no deslizamento dos ossos. Esta cartilagem tem, em média, 5 mm de espessura, sendo considerada a mais espessa do corpo.

O que causa a Condromalácia Patelar?

O desgaste da cartilagem pode ocorrer devido ao excesso de pressão ou fricção entre a cartilagem da tróclea femoral e a cartilagem da patela, além disso, fatores como: pancadas, impacto na corrida, chutes ou exercícios físicos excessivos, ou até mesmo subir e descer escadas, também podem agravar o quadro.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

+ BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA CORREDORES DE RUA

+ 10 DICAS PARA COMEÇAR A CORRER

 

Sintomas da Condromalácia Patelar

O principal sintoma da Condromalácia Patelar é a dor na parte frontal do joelho, e que aparece em gestos básicos como subir e descer escadas, agachar, pisar na embreagem, dor ao se levantar da cadeira (depois de ficar sentado muito tempo). Outros sintomas como inchaço, desconforto e estalos na articulação podem também indicar a presença da patologia.

Classificação da Condromalacia

A Condromalácia Patelar pode ser classificada de acordo com o acometimento da superfície condral em:

– Grau I: quando há apenas um amolecimento

– Grau II: há um “desfiamento” condral

– Grau III: há rachaduras na superfície

– Grau IV: há exposição do osso subcondral

O seu diagnóstico é clínico, podendo ser comprovado por exames de imagem (RNM).


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Benefícios da Musculação para Condromalácia Patelar

Como são inúmeras as causas que podem levar à Condromalácia Patelar, os sintomas devem ser minuciosamente avaliados, e assim, descobrir o que está causando a desarmonia da articulação e o tratamento que esteja diretamente relacionado à causa do problema. Dentre os principais tratamentos estão a Fisioterapia, Recursos Medicamentosos e Exercícios Resistidos, como a musculação.

Um desequilíbrio muscular, como por exemplo, o músculo vasto medial ser menos tonificado que o vasto lateral, pode ocasionar um desalinhamento da patela, e assim, favorecer, ou até mesmo, intensificar um aumento da pressão da patela sobre a tróclea femoral.

A musculação, “quando praticada de forma correta”, pode ser uma grande aliada no tratamento da Condromalacia Patelar, pois com ela, podemos fortalecer além do quadríceps, os músculos dos membros inferiores como: músculos do quadril, posteriores de coxa, entre outros.

Com a prática da musculação podemos reestabelecer o tônus e equilíbrio muscular. Tendo em vista que esta patologia não tem cura por ser degenerativa, será possível ter uma melhor qualidade de vida.

Para saber mais, pode conferir em:

http://www.joelho.pro
http://www.drmarcelotostes.com

*Alexandre Bento é formado em educação física pela Fefisa, diretor e personal trainer da empresa Alexandre Bento Personal Trainer & Assessoria e tem 27 anos de experiência em treinamento de atletas. Formou 15 campeões brasileiros, 2 tricampeões e 1 bicampeão de kung fu.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Condromalácia Patelar tem cura?
Author
Description
Você sente dor no joelho ao levantar? Isso pode ser Condromalácia Patelar. Descubra mais sobre essa doença.
Menu Blog
x