Confira dicas de como acabar com o mau hálito

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

mau halito como acabar

Já passou por aquela situação incômoda de falar com alguém que tem um bafo insuportável? Às vezes é aquele amigo querido ou até mesmo a namorada. O mau hálito pode nos colocar em situações complicadas e, às vezes, nem percebemos que o temos. E isso é muito desagradável. Mas, veja a seguir algumas dicas de como acabar com mau hálito.

O que é o mau hálito?

O mau hálito, também conhecido como halitose, é uma condição na qual há alteração desagradável do hálito, muito comum na idade adulta. O mau hálito não é uma doença, porém, pode ter origem fisiológica ou patológica, causada pela falta de higienização e saburra na língua ou por inflamação periodontal, respectivamente. Pode gerar impactos negativos, como perda de confiança e prejuízos no convívio social, por isso, quando identificada, a halitose deve ser tratada, principalmente, para não tornar um problema crônico.

Causas do mau hálito

O que pode gerar o mau hálito? Causas diversas podem ser identificadas, o que tornam mau hálito uma característica multifatorial, sendo que a maioria dos casos está associada a problemas na cavidade bucal.

Conheça algumas delas:

  • Causas ligadas à cavidade oral: saburra (placa bacteriana na língua), cárie, doença periodontal, próteses mal adaptadas, baixa produção de saliva e úlceras. Causas ligadas à doenças respiratórias: bronquite crônica.
  • Causas ligadas à doenças gastrointestinais: esteatorreia, síndrome de má absorção, refluxos e infecção pela bactéria helicobacter pylori.
  • Causas diversas: diabetes, insuficiência renal, lesões tumorais.

O mau hálito bucal é causado pela liberação de enxofre decorrente da fermentação por bactérias de resíduos de alimentos e células que descamam da língua. O uso da expressão mau hálito estomacal não é correto, apesar ser comum a associação do mau hálito com estômago vazio. A halitose matinal acontece porque há menor produção de saliva durante a noite, favorecendo maior fermentação e liberação de odores.

Além disso, o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e uso excessivo de enxaguante bucal com álcool também podem causar o mau hálito.

O diagnóstico da halitose é feito por anamnese, exame detalhado da cavidade bucal e medição do enxofre exalado pela boca.

Tratamento para mau hálito

Diagnosticada a causa, o tratamento para mau hálito consiste na melhora da escovação, raspagem da língua e utilização do fio dental, além de enxaguantes bucais com substâncias antimicrobianas. Se a causa da halitose for patológica, o tratamento deve ser feito com um médico especialista a fim de tratar a doença que leva à halitose.

Alimentos para o mau hálito

Os alimentos podem ser bons aliados no combate ao mau hálito ou podem favorecê-lo:

  • Invista em alimentos fonte de fibras, que colaboram para o aumento do fluxo salivar.
  • Evite o excesso no consumo de cebola e alho, pois pode causar halitose.
  • A maçã é conhecida como alimento detergente, pois é rica em fibras e aumenta a salivação. Quando consumida crua e com a casca, ajuda na raspagem do dente.
  • Consuma bastante água ao longo do dia para ajudar na fluidez da saliva.
  • Evite o consumo excessivo de alimentos proteicos, como carnes e leites, já que a proteína é digerida por bactérias que liberam enxofre.
Summary
Article Name
Confira dicas de como acabar com o mau hálito
Author
Description
Mau hálito: saiba o que é, as causas e como acabar com o mau hálito. Conheça os alimentos que podem prevenir a halitose.
Menu Blog
x