Conheça 9 alimentos para diminuir o colesterol

1 mês atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

alimentos_colesterol O colesterol elevado, denominado hipercolesterolemia, é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Descubra os alimentos para diminuir o colesterol que podem ser seu aliado para combater a hipercolesterolemia.

Colesterol

Colesterol é uma substância de lipídio fundamental presente no nosso organismo, que desempenham papéis importantes, como:

  • Produção de hormônios sexuais
  • Auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis e gorduras
  • Previne a perda excessiva de água.

O problema é quando há elevação nos níveis de colesterol sanguíneo, é silencioso e sem sintomas, sendo detectada apenas por exames de sangue. O colesterol alto é um fator de risco para ocorrência de doenças cardiovasculares e até acidente vascular cerebral (AVC).

Como controlar?

Existe tratamento com remédios para auxiliar a controlar o colesterol, mas apenas o médico pode indicar. Fora o tratamento medicamentoso é muito importante mudança de hábitos para controlar o colesterol, como prática regular de atividade físicas, alimentação balanceada e abandonar o hábito de fumar.

9 alimentos para diminuir o colesterol

Peixes e Chia

Alguns tipos de peixes, principalmente os de águas frias e profundas como o salmão e truta, são ricos em ômega-3. O peixe de água salgada é o que apresenta maior concentração, porque se alimenta de algas, que têm grandes concentrações desses ácidos graxos.

Também há fonte de origem vegetal, a linhaça (óleo ou semente triturada) por exemplo, uma boa opção para vegetarianos ou alérgicos.

O omêga 3 é uma gordura insaturada, diferente das gorduras saturas que aumentam o colesterol, as insaturadas auxiliam na redução do colesterol.

Feijão, ervilha, grão de bico ou soja

As leguminosas são excelentes aliadas para combater o colesterol alto, pois são ricas em fibras que auxiliam a diminuir o colesterol.

São ricas em proteínas vegetais que diminuem tanto a absorção pela alimentação quanto sua produção no organismo.

Aveia

Além de ser rica em proteínas e minerais, principalmente o farelo de aveia, a aveia é rica em fibras que auxiliam a combater a hipercolesterolemia.

Possui altas concentrações da fibra solúvel beta-glucana, que ajuda a diminuir as concentrações de colesterol total no sangue.

Chocolate amargo

O chocolate amargo, nas versões acima de 70% são ricos em flavonoides, compostos antioxidantes presentes no cacau que apresentam ação antioxidante e protetora de doenças do coração, isso porque auxilia a diminuir o colesterol LDL (conhecido como colesterol “ruim”), e aumentar o colesterol HDL (conhecido como colesterol “bom”).

Castanhas

São alimentos ricos em fibras, antioxidantes e fitoesteróis, compostos que ajudam a controlar os níveis de colesterol sanguíneo.

Importante

Mesmo com todos os benefícios nenhum alimento consumido em isoladamente é capaz de tratar ou prevenir doenças.

Por isso é importante aliar a hábitos de vida saudáveis, e consultar seu médico e um nutricionista, para uma prescrição personalizada.

Summary
Article Name
Conheça 9 alimentos para diminuir o colesterol
Author
Description
Confira 9 alimentos que você pode adicionar na sua dieta que auxiliam a controlar e reduzir o nível de colesterol sanguíneo

Categorias -

Menu Blog
x