Conheça os melhores alimentos diuréticos para combater o inchaço

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

melancia é diuretica

O alto consumo de produtos industrializados ricos em sódio, associado a outros fatores, como aspectos hormonais, problemas de saúde e inatividade física, pode aumentar a retenção de líquidos no organismo, ocasionando inchaço, principalmente nas pernas, mãos e abdômen. Algumas medidas simples podem contribuir, e muito, para redução do inchaço, entre elas o consumo de alimentos com propriedades diuréticas.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

O que são alimentos diuréticos?

Os alimentos diuréticos ajudam o organismo a eliminar o excesso de líquidos, além de eletrólitos, como o sódio, combatendo a retenção hídrica e, consequentemente, o inchaço, além de auxiliar no controle da pressão arterial.

O consumo de água e de alimentos com propriedades diuréticas, como sucos diuréticos, estimula a produção e eliminação de urina com maior frequência. Os alimentos diuréticos auxiliam no bom funcionamento dos rins, responsável por filtrar e eliminar toxinas do organismo.

Benefícios dos alimentos diuréticos

  • Diminuem o inchaço
  • Ajudam no controle da pressão alta
  • Fornecem vitaminas e minerais, principalmente potássio

Alimentos diuréticos: quais são?

Existem diversos alimentos com propriedades diuréticas que são, geralmente, aqueles com maior teor de água, como vegetais e frutas diuréticas:

  • Tomate: possui cerca de 90% de água em sua composição, além de ser rico em antioxidantes.
  • Água de coco: rica em eletrólitos, equilibra o sódio e o potássio do organismo, o que a torna grande aliada no combate ao inchaço.
  • Aveia: é conhecida por auxiliar na absorção do colesterol e glicose, mas o que muitos não sabem é que ela é ótima no combate à retenção hídrica.
  • Melancia: é uma das frutas mais ricas em água, por isso, ajuda a combater a retenção hídrica.
  • Pepino: pela alta quantidade de água em sua composição, atua como diurético natural.
  • Salsa: utilizada normalmente como tempero, também faz parte dos alimentos diuréticos para desinchar, e pode ser adiciona em sucos.
  • Melão: por ser rico em magnésio e em potássio, favorece o equilíbrio hidroeletrolítico.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Chás diuréticos

Os chás diuréticos também são excelentes aliados no combate ao inchaço, confira:

  • Chá verde, branco e preto: feitos a partir da folha da planta Camellia Sinensis são ótimos no combate ao inchaço.
  • Chá de hibisco: potente efeito diurético, ajuda na eliminação de líquidos, além de ter ações que favorecem a redução de peso.
  • Chá de cavalinha: rico em flavonoides, é um ótimo diurético por ajudar na filtração e na eliminação de compostos tóxicos ao organismo.
  • Chá dente de leão: composto por flavonoides e fitoesteróis, auxilia os rins na eliminação de toxinas.

Alimentos diuréticos para emagrecer

O consumo regular de alimento diurético emagrece, mas de forma indireta, pois a perda de peso é causada pela eliminação do excesso de líquidos e não de gordura, por isso, não é um método eficaz para emagrecimento. Além disso, o consumo excessivo, seja dos alimentos ou chás, não é recomendado porque pode causar complicações devido à perda de sais minerais.

Alimentos diuréticos: contraindicações

Os alimentos diuréticos são contraindicados para quem já faz o uso de qualquer medicamento diurético. Pessoas com problemas renais devem consultar um médico ou nutricionista antes de fazer o uso desses chás ou alimentos.

Também deve-se ter cuidado com o consumo em excesso, pois pode causar tontura, desmaios, hipotensão, arritmias, desidratação e câimbras.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Conheça os melhores alimentos diuréticos para combater o inchaço
Author
Description
Conheça mais sobre os alimentos diuréticos e saiba como incluí-los na alimentação para ajudar a combater a retenção de líquidos e a perda de peso
Menu Blog
x