Confira 10 receitas de leites vegetais

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Conheça diversos tipos de leites vegetais

Existem leites que vão muito além dos de origem animal, como o de vaca. São os chamados leites vegetais, que podem ser preparados a partir de diversos alimentos, como castanhas, sementes e frutas, como o coco.

Essas bebidas vegetais são indicadas para quem possui intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, para veganos e aqueles que preferem seguir uma dieta isenta de leite de vaca.

Os leites vegetais possuem muitos benefícios para saúde, pois são ricos em vitaminas e minerais e suas propriedades nutricionais variam de acordo com o alimento escolhido para o preparo da bebida vegetal.

Vale ressaltar que os leites vegetais elaborados com oleaginosas, como castanha, amêndoas, amendoim e quinoa, precisam ficar de molho por aproximadamente 8 horas. Esse remolho é indicado para eliminar as substâncias antinutricionais desses alimentos. Depois, é só desprezar a água e continuar a receita.

Veja diversas receitas de leites vegetais caseiros

Leite de soja
RECEITA DE LEITE DE SOJA
A soja possui alto valor nutricional e é rica em vitaminas, minerais, proteínas, fibras e antioxidantes, por isso, é considerada um alimento funcional. Além disso, pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e como parte da composição de produtos, como o leite de soja e o chocolate de soja.
O leite de soja é feito à base dos grãos da soja e pode ser encontrado na forma líquida ou como leite de soja em pó. A bebida feita com a soja não contém colesterol e é rica em isoflavonas, um fito-hormônio que pode ajudar no controle dos sintomas da menopausa.
Leite de soja
Leite de macadâmia
RECEITA DE LEITE DE MACADÂMIA
O leite de macadâmia é rico em antioxidantes e minerais essenciais, como o potássio e o cálcio. Além disso, a macadâmia é fonte de gorduras boas, que ajudam no controle do colesterol ao aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL).
Leite de macadâmia
Leite de quinoa
RECEITA DE LEITE DE QUINOA
A quinoa possui elevado teor nutricional, é fonte de proteínas de alto valor biológico e fornece todos os aminoácidos que o organismo não produz, sendo ideal para pessoas que seguem dieta vegana ou vegetariana. Também é fonte de vitaminas do complexo B, zinco e cálcio.
Leite de quinoa
Leite de arroz
Além de ser um ótimo substituto do leite de vaca, o leite de arroz ainda oferece diversos benefícios à saúde. Possui baixo teor de gordura, é naturalmente livre de colesterol e tem boas quantidades de vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio e fósforo, principalmente se for feito com arroz integral. Também apresenta boa digestibilidade e é hipoalergênico.
Leite de arroz
Leite de coco
RECEITA DE LEITE DE COCO
É rico em gorduras boas, que são rapidamente digeridas e transformadas em energia. Tem vitamina C, vitamina B1, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico.
O ácido láurico presente no leite de coco garante propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana, auxiliando na manutenção do sistema imunológico.
Leite de coco
Leite de castanha de caju
RECEITA DE LEITE DE CASTANHA-DE-CAJU
Rica em uma série de nutrientes e vitaminas, essa castanha é rica em gorduras boas, que ajudam no controle do colesterol alto. É fonte de ômega-3, 6 e 9, além de ser fonte de fósforo, vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo de carboidratos, proteínas, gorduras e antioxidantes, importantes para combater os danos causados pelos radicais livres.
Leite de castanha de caju
Leite de aveia
RECEITA DE LEITE DE AVEIA
Considerada um alimento funcional, a aveia é rica em fibras, vitaminas do complexo B e em silício, um mineral que participa da formação de colágeno. É naturalmente livre de lactose, e pode ser consumido por pessoas com intolerâncias à lactose ou alergias à proteína do leite.
Leite de aveia
Leite de amendoim
RECEITA DE LEITE DE AMENDOIM
Fonte de vitaminas e minerais, o leite de amendoim é uma alternativa para quem não pode consumir as opções de leite animal, seja por intolerâncias ou alergias. É rico em gorduras monoinsaturadas que podem auxiliar na redução do controle do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.
Leite de amendoim
Leite de gergelim
RECEITA DE LEITE DE GERGELIM
O gergelim é rico em cálcio, mineral importante para a saúde óssea e contração muscular. É fácil de ser preparado e pode ser utilizado em diversas receitas, como bolos e tortas, como substitutos do leite animal.
Leite de gergelim

Receita de Leite de Amêndoas

O leite de amêndoas é uma ótima opção para substituir o leite de vaca, para pessoas com intolerância alimentar, além de ser rico em proteína e gorduras boas. A amêndoa é uma oleaginosa rica em vitaminas do complexo B e minerais, como o ferro e o fósforo.

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Confira 9 receitas de leites vegetais
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Veja como fazer leites vegetais em casa, 100% naturais, saudáveis, livres de lactose e ideais para substituir o leite de vaca em diversas preparações
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