Conheça os vários tipos de arroz

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Tipos de arroz

Tipos de arroz

O arroz, da família das gramíneas, é o terceiro cereal mais produzido no mundo, atrás apenas do trigo e do milho. Por seu sabor suave, é o acompanhamento perfeito para vários pratos. Mas engana-se quem acha que só existe aquele arroz branquinho e soltinho. Nos últimos anos, o consumo de outros tipos de arroz se popularizou, ganhando o paladar dos brasileiros. Vamos conhecê-los?

Arroz agulhinha

ARROZ AGULHINHA

Também conhecido como arroz branco, é de longe o mais conhecido e o mais consumido no Brasil. É obtido retirando-se a casca e o germe do arroz integral, o que faz com que ele seja mais branquinho e de mais rápido cozimento, mas também que perca muitos nutrientes e fibras. Para prepará-lo utiliza-se o dobro da medida de água, além de temperos a gosto.
Arroz agulhinha
Arroz arbóreo

ARROZ ARBÓREO

De grão mais curto que o agulhinha, tem a propriedade de “empapar” por fora (graças a presença de uma substância chamada amilopectina) mas manter-se tenro por dentro, o que é ideal para o preparo de risotos. Seu cozimento é mais demorado que o do agulhinha e exige uma quantidade maior de água.
Arroz arbóreo
Arroz basmati

ARROZ BASMATI

Visualmente parecido com o arroz branco, o arroz basmati é longo, fino e branco. Tem origem indiana e é muito aromático, com um sabor que lembra castanhas. O cozimento é semelhante ao do arroz agulhinha.
Arroz basmati
Arroz cateto

ARROZ CATETO

O arroz cateto é um dos tipos de arroz integral, ou seja, mantém as fibras e vários nutrientes (carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, proteínas e minerais). Seus grãos são curtos  e levemente transparentes. Também pode ser usado para o preparo de risotos.
Arroz cateto
Arroz integral: vitamina B17

ARROZ INTEGRAL

O arroz integral é o grão de arroz sem a casca, mas não polido, o que preserva seus nutrientes (proteínas, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B). Por ter também mais fibras aumenta a sensação de saciedade mas requer um cozimento mais longo e com mais água.
Arroz integral: vitamina B17
Arroz negro

ARROZ NEGRO

Nutricionalmente ainda mais rico que o arroz branco integral, o arroz negro vem pouco a pouco conquistando novos paladares. Seu grão tem grandes quantidades de potássio, cálcio, magnésio e fibras. Além disso, a sua cor escura decorre da presença de substâncias chamadas antocianinas, um grupo de flavonoides que evitam a produção de radicais livres no organismo, prevenindo uma série de doenças. Seu preparo, entretanto, é bastante demorado (cerca de uma hora).
Arroz negro
Arroz orgãnico

ARROZ ORGÂNICO

O arroz orgânico é aquele produzido livre da presença de pesticidas, adubos químicos ou agrotóxicos. Podem ser de vários tipos, como agulhinha, integral e parboilizado.
Arroz orgãnico
Arroz risoto

ARROZ PARA RISOTO

O arroz ideal para o risoto é aquele que, durante o cozimento, produz certa cremosidade, sem se romper. Os tipos mais comuns para esse tipo de preparação são o arbóreo, o carnaroli e o vialone nano.
Arroz risoto
Arroz parboilizado

ARROZ PARBOILIZADO

Trata-se do arroz que foi submetido a um processo de pré-cozimento, que mantém as propriedades nutritivas do grão. Tem a vantagem de render mais, ficar mais soltinho durante o cozimento e ser mais saudável que o arroz branco.
Arroz parboilizado
Arroz selvagem

ARROZ SELVAGEM

De grão escuro e comprido, o arroz selvagem inclui quatro subtipos. Tem sabor levemente adocicado e é muito rico em vitaminas do complexo B, fibras e proteínas, que trazem muitos benefícios à saúde.
Arroz selvagem

ARROZ VERMELHO

Originário da China, onde era utilizado como medicamento, o arroz vermelho chegou às nossas terras pelos portugueses. Tem entre as suas substâncias a monocolina, que vem sendo estudada por suas propriedades de reduzir o colesterol ruim, LDL. Atualmente é mais utilizado na culinária do Nordeste.
Summary
Article Name
Conheça os vários tipos de arroz
Author
Description
Conheça os vários tipos de arroz, suas características, propriedades e como prepará-los. Veja aqui.

Categorias -

NATUELIFE
x