Consuma mais fibras no seu dia a dia

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

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por Nature's Bounty

Atualmente, a recomendação do consumo de fibra alimentar para adultos varia entre 21 e 38 gramas por dia, mas sabe-se que a maior parte da população brasileira não tem uma dieta que viabilize a ingestão dessa quantidade1. O consumo adequado de fibras exige uma alimentação variada, rica em alimentos de origem vegetal como frutas, verduras, legumes, cereais e grãos.

As fibras são a fração dos alimentos que não podem ser digeridas pelo organismo2 e são classificadas como solúveis e insolúveis. Os alimentos ricos em fibras costumam conter os dois tipos em concentrações variáveis e, apesar de atuarem de formas distintas no organismo, ambas oferecem benefícios à saúde1. O consumo de fibras associado a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, contribui principalmente para o bom funcionamento do intestino e redução do risco de obesidade, doenças cardiovasculares e doenças gastrointestinais1.

De acordo com evidências científicas, um acréscimo de 10g no consumo de fibras reflete em uma diminuição de 19% do risco de morte por doenças cardiovasculares. Essa redução pode ser explicada pela influência das fibras sobre a melhora do perfil lipídico, pressão arterial, resistência à insulina e controle da glicemia, além da diminuição do colesterol 1,3.

O consumo de fibras pode ser um importante aliado de quem está tentando emagrecer. Em geral, as fibras interferem na redução da absorção de açúcar, gordura e colesterol provenientes da dieta2,5 e provocam o aumento da excreção de lipídios, o que acaba atuando de forma positiva na perda de peso2. Além disso, elas ajudam retardar o esvaziamento gástrico 4,7, regular o trânsito intestinal e colaboram para o aumento da sensação de saciedade 4,5, o que influencia na redução da quantidade de alimentos ingeridos durante o dia, levando a uma menor ingestão calórica e, consequentemente, ao emagrecimento a longo prazo.

Diante de tudo isso, vale lembrar que se há uma quantidade insuficiente de fibras provenientes da dieta, é importante reforçar o seu consumo através de grãos, sementes, farelos e até mesmo através de suplementos alimentares, uma vez que também é possível encontrar produtos em cápsulas que são fonte de fibras. “Estes suplementos são uma opção interessante para quem quer complementar a alimentação de forma prática, aproveitando os benefícios à saúde que as fibras oferecem”, destaca a nutricionista Bruna Bellusci.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Paschoal V, Marques N, Sant’Anna V. Nutrição Clínica Funcional: Suplementação Nutricional (Volume II). São Paulo. Valéria Paschoal Editora. 2015.

  2. Amaral ACM, Magnoni D, Cukier C. Fibra Alimentar. Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN).
  3. Eshak ES, Iso H, Date C, Kikuchi S, Watanabe Y, Wada Y, Wakai K, Tamakoshi A, JACC Study Group. Dietary fiber intake is associated with reduced risk of mortality  from cardiovascular disease among Japanese men and women. J Nutr; 140(8): 1445-1453, 2010.
  4. Karhunen LJ, Juvonen KR, Flander SM, Liukkonen KH, Lähteenmäki L, Siloaho M et al. A psyllium fiber-enriched meal strongly attenuates postprandial gastrointestinal peptide release in healthy young adults. J Nutr 2010;140(4):737-44.
  5. ILSI BRASIL. Giuntini EB, Menezes EW. Fibra Alimentar. 2011.

 

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Consuma mais fibras no seu dia a dia
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O consumo de fibras oferece diversos benefícios à saúde e ainda pode ser um importante aliado de quem está tentando emagrecer.
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