Consumo de alimentos ricos em isoflavonas ajuda mulheres na menopausa

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

edame_capa

Hormônios e menopausa

Na menopausa ocorrem muitas transformações no organismo feminino, dentre eles a perda da capacidade de reprodução. Ela é considerada após um ano da data da última menstruação e ocorre por volta dos 45 anos.
As mudanças hormonais deste período são intensas, o principal é a falta de estrogênio e progesterona, que causa sintomas como calor intenso, irritabilidade, depressão, alterações do colesterol e diminuição na fixação de cálcio nos ossos, podendo causar osteoporose, por isso é fundamental o acompanhamento médico. No entanto, algumas substâncias podem contribuir para o equilíbrio hormonais nessa fase, como a isoflavona.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

O que é isoflavona?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as isoflavonas são substâncias chamadas fitoestrogênios encontradas na soja e seus derivados. Recebem esse nome principalmente pelo fato de serem parecidos estruturalmente com o hormônio estrogênio, encontrado em maior concentração nas mulheres.
As isoflavonas isoladas podem ser encontradas na forma de medicamentos, devem ter indicação médica e não podem ser consumidas de forma indiscriminada.

Isoflavona para mulheres

O consumo de alimentos ricos em isoflavonas proporciona benefícios às mulheres na menopausa, já que diminuem a intensidade e a frequência das ondas de calor comum nesse período.
As isoflavonas também beneficiam o sistema cardiovascular, pois colaboram para redução dos níveis do colesterol LDL [considerado colesterol ruim em excesso] e aumento de HDL [considerado colesterol bom quando está dentro dos níveis normais].
O consumo da soja fermentada, na forma de missô, por exemplo, pode ter ação protetora contra alguns tipos de câncer, como ovário, mama e cólon.

Alimentos ricos em isoflavonas

As isoflavonas são encontradas em grãos de soja, missô, brotos de alfafa, sementes de linhaça, farinha de soja, tofu e edamame [soja em grãos verdes].


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Consumo de alimentos ricos em isoflavonas ajuda mulheres na menopausa
Author
Description
As mudanças hormonais no período da menopausa são intensas. Veja como amenizá-las através do consumo de alimentos ricos em isoflavonas.
Menu Blog
x