Copa do Mundo 2018: petiscos saudáveis para acompanhar os jogos

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

copa do mundo 2018

Não há dúvidas de que o futebol no Brasil é um esporte de paixão nacional. Um evento como a Copa do Mundo é capaz de mobilizar grande parte da população, e é nesse momento em que as confraternizações são mais frequentes e normalmente regadas de petiscos e bebidas.

Para acompanhar os jogos da copa do mundo 2018 e comemorar, seja em casa, em bares ou na casa dos amigos, na maioria das vezes, os petiscos consumidos são cheios de calorias, gorduras, sódio e açúcar. Sem deixar de citar as bebidas alcoólicas, que também têm seu destaque, e em conjunto, podem contribuir para o ganho de peso durante essa época.

Para evitar que isso ocorra, é possível manter uma alimentação mais saudável, a partir de escolhas mais conscientes. Cuidar da saúde e evitar o ganho de peso torna-se algo simples e fácil, seguindo as dicas de receitas rápidas de petiscos saudáveis, salgados e doces, que podem ser feitos em casa.

Copa do Mundo 2018: petiscos saudáveis para acompanhar os jogos

Oleaginosas e frutas secas

As oleaginosas são bastante consumidas como petisco, principalmente para acompanhar a famosa cerveja. São ricas em gorduras boas ao organismo e têm função antioxidante, mas, no entanto, devem ser consumidas sem excesso, já que possuem alto teor de gordura.

Para evitar o excesso, uma dica é adicionar frutas secas à mistura das oleaginosas. Uvas-passas, damascos, bananas-passas e ameixas secas são algumas frutas gostosas que ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

Snacks de legumes

Uma boa opção para substituir os salgadinhos cheios de gordura e sódio, são os snacks de legumes. Eles podem ser feitos a partir da mistura de legumes assados, com ervas finas e regados com azeite ou na forma de chips, cortados em rodelas finas e assados até que fiquem crocantes.

Podem ser usados legumes como a cenoura, abóbora, beterraba e até mesmo tubérculos como batata e mandioquinha. Também é possível usar grão de bico cozido e levá-lo ao forno até adquirir crocância.

Além disso, há a possibilidade de servi-los em sua forma crua, cortando-os em palitos compridos ideais para acompanhar molhos e patês.

Pastas caseiras

As pastas são um tipo de petisco fácil de preparar e que agrada muitas pessoas. São ideais para acompanhar torradas e pães integrais, além dos palitos de vegetais, que são mais naturais.

Há a opção de fazer patês caseiros, como os de frango e berinjela. Também é possível utilizar grão de bico e preparar o homus, famosa pasta árabe. Para quem prefere uma opção mais apimentada, há a guacamole, um prato mexicano à base de abacate, também saudável e de simples preparo.

Pipoca

A pipoca é um petisco muito comum para ser consumido ao acompanhar os jogos da Copa. É rica em fibras e vitaminas e possui ação antioxidante, mas, no entanto, é necessário ter cuidado em seu modo de preparo.

A pipoca feita com óleo e muito sal, pode ter efeitos prejudiciais à saúde. O ideal é prepara-la sem óleo e com pouco sal, e uma boa dica é adicionar temperos naturais para incrementar o sabor sem adicionar sódio à composição.

Churrasco saudável

Não é necessário deixar de consumir o tradicional churrasco para manter uma alimentação saudável. Uma dica é evitar o consumo de carnes gordurosas e preferir as carnes mais magras, com pouca gordura.

Além disso, é possível acrescentar legumes com temperos naturais e frutas na churrasqueira e consumi-los assados, além de deliciosos são uma ótima opção para diminuir a ingestão excessiva de gorduras.

Bolos integrais

Os doces não devem ser deixados de lado, no entanto é necessário escolher opções que não contenham tanto açúcar na composição e sejam mais ricas em fibras.

Os bolos integrais são receitas nutritivas muito fáceis, práticas e rápidas de se preparar. Em diversos sabores, contém mais fibras que ajudam a aumentar a saciedade e podem ser feitos com ingredientes funcionais como chia e linhaça e sem adição de açúcares.

Beba água

Manter-se sempre hidratado é muito importante para garantir o bom funcionamento do organismo. Principalmente quando se consome alimentos ricos em sódio e bebidas alcoólicas em excesso.

Para garantir o cuidado com a saúde, é necessário beber água constantemente, assim é possível diminuir o consumo de álcool e manter a hidratação adequada do corpo.

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Copa do Mundo 2018: petiscos saudáveis para os jogos
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Veja quais são as opções de petiscos saudáveis para acompanhar os jogos da Copa do Mundo 2018, sem exagerar no consumo de calorias e evitar o ganho de peso.
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