Crononutrição: a influência do tempo na alimentação

10 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Crononutrição

A Crononutrição é uma área que estuda os efeitos da alimentação associados ao relógio biológico do corpo, unindo os conceitos da Nutrição com a Cronobiologia. Acredita-se que o organismo possui um relógio interno que comanda as funções comportamentais e fisiológicas, definindo ritmos e horários para o seu funcionamento, o chamado ciclo circadiano.

O ciclo, determinado por ritmos circadianos, pode ter relação direta com o metabolismo dos nutrientes e conhecendo-o, é possível adequar os momentos ideais das refeições e de consumo de certos alimentos, com objetivo de perda de gordura e manutenção da saúde.

Ciclo circadiano

Os ritmos circadianos preparam o corpo para determinados acontecimentos necessários para manutenção da vida. Variam dentro das 24 horas do dia e podem ser influenciados por fatores externos como a alimentação, atividade física e principalmente, a luz. A secreção de hormônios, por exemplo, acontece de acordo com a influência do claro/escuro causado pela presença ou ausência da luz do dia.

O funcionamento do ciclo ocorre pela ativação de genes, os “genes relógio”. Esses genes são responsáveis por regular o comportamento alimentar, sistema imunológico, sono, pressão sanguínea, hormônios e temperatura corporal. Caso aconteça alguma alteração nesse ciclo circadiano natural, pode ocorrer o aparecimento de problemas de saúde, que envolvem falta de apetite, diminuição do desempenho em atividades físicas, insônia e fadiga.

Os ritmos circadianos e a alimentação

O relógio biológico atua no metabolismo dos alimentos, na digestão e absorção dos nutrientes, equilíbrio do fornecimento de energia para o organismo, no acúmulo de gordura e gasto calórico. Distúrbios metabólicos podem ser associados ao rompimento dos ritmos circadianos, como por exemplo muito tempo em jejum ou pouco tempo de sono.

O momento em que uma refeição é ingerida, se há regularidade ou não, a frequência e à que horas acontece essa ingestão, também são fatores que podem alterar os ritmos circadianos, além de quais são os alimentos ingeridos nessa refeição. Estudos mostram que os alimentos podem ser mais eficientes dependendo de qual horário são consumidos:

  • Pular o consumo do café da manhã está associado com um maior risco de desenvolvimento de obesidade, enquanto que seu consumo diário pode diminuir o risco;
  • A queima de gordura é priorizada no período da manhã, em relação ao período da tarde ou noite;
  • Ingerir um alto teor calórico pela manhã, diminui seu consumo ao longo do dia, enquanto um excesso de calorias à noite, aumenta a ingestão calórica total;
  • O sono ruim é determinante para uma maior ingestão de alimentos, baixa qualidade da dieta, aumento de peso corporal, e do risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão;
  • Nutrientes específicos podem atrasar ou adiantar os ritmos circadianos, como a glicose, álcool, cafeína, tiamina e ácido retinóico.

Dieta das horas

A dieta das horas foi criada por Alain Delabos e tem como base a ação dos ritmos circadianos. Acredita-se que a cada hora do dia o corpo está realizando uma atividade diferente no processo de digestão, liberando substâncias específicas. Digerir os alimentos, absorvê-los, produzir energia e se preparar para dormir, são algumas dessas atividades.

Sugere-se que ao ingerir os alimentos certos no momento em que essas atividades estão sendo realizadas, a digestão é favorecida, evitando o acúmulo de gordura. Nessa dieta todos os alimentos são permitidos, e o café da manhã deve ser a refeição mais farta.

Recomendações

Apesar dos benefícios que a alimentação associada ao relógio biológico pode trazer, é necessário acompanhamento e recomendação de um médico ou nutricionista. Apenas um profissional pode ajustar a dieta, determinando quando e o que deverá ser consumido de acordo com a individualidade e às necessidades de cada um.

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Crononutrição: a influência do tempo na alimentação
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Conheça a Crononutrição, uma área que estuda a influência do tempo na alimentação. Acompanhando o relógio biológico do organismo, o consumo de alimentos específicos em determinados momentos do dia pode favorecer a perda de peso e a manutenção da saúde.
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